A bolsa de empréstimos Raize lançou uma linha de financiamento de até três milhões de euros para micro e pequenas empresas que queiram investir em projetos daquela que é considerada a quarta revolução industrial — a Indústria 4.0. As áreas abrangidas por esta linha são a automatização e robótica, análise de dados (Big data), sistemas em nuvem (cloud), realidade aumentada, virtual ou artificial, cibersegurança, produção aditiva, internet das coisas, entre outras.

“Um dos grandes desafios [das novas tecnologias] prende-se com a necessidade de disseminação dessas tecnologias e processos por um conjunto alargado de empresas: não apenas as grandes e médias, mas também as micro e pequenas. Só assim conseguiremos ter o impacto desejado na interconectividade e integração das cadeias de produção a nível nacional. Infelizmente, a generalidade das micro e pequenas empresas portuguesas têm hoje pouca disponibilidade e incentivos para a realização destes mesmos investimentos, o que pode fazer com que fiquem para trás”, afirmou José Maria Rego, um dos cofundadores da bolsa de empréstimos.

Lançada em 2014 para ser uma alternativa aos bancos, a Raize conta com mais de 5 mil investidores e espera disponibilizar mais de cinco milhões de euros à economia em 2016. “A empresa tem atualmente uma capacidade de financiamento anual de cerca 15 milhões de euros, valor que esperamos aumentar para mais de 25 milhões até ao final de 2016”, explica Afonso Eça, em comunicado.

No ano passado, a Raize foi eleita a “Startup do ano” na Economia Digital pela ACEPI (Associação da Economia Digital) e considerada uma das 10 empresas mais inovadoras do país, no âmbito do Prémio Inovação NOS. Tem registadas mais de 2 mil empresas.

Em junho, a sociedade de capital de risco pública, Portugal Ventures, lançou a Call Indústria 4.0, para apoiar projetos nas mesmas áreas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR