Os italianos viveram momentos de terror depois do sismo de magnitude 6,2 que abalou Itália, matando mais de duas centenas de pessoas e deixando mais de 2.500 desalojados. O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia italiano (INGV) divulgou um “mapa do medo”, que mostra a intensidade do pavor sentido pelos italianos nas diversas zonas do país.

O mapa foi elaborado através das respostas de mais de 10 mil pessoas a um inquérito do INGV no site Hai Sentito Il Terremoto? (sentiu o terramoto?), em que basta, além de fornecer os dados geográficos, responder “sim” ou “não” à questão “teve medo durante o terramoto?”.

mapa do medo

Imagem: Valerio de Rubeis, INGV

Todos os italianos podem aceder livremente ao site e responder ao inquérito, que está disponível em relação tanto ao sismo como às réplicas. O mapa resultante coincide com o mapa dos danos materiais causados pelo sismo, mas é mais alargado. De acordo com a agência noticiosa Ansa, trata-se de um instrumento que permite entender uma questão que vai mais além dos danos materiais: como reage a população a uma catástrofe deste tipo.

O geólogo Valerio de Rubeis, do INGV, explicou o processo à Ansa: “Por casa área de 10 quilómetros quadrados, calculámos a percentagem de pessoas que tiveram medo no momento do sismo e depois a das que não tiveram. Obtivemos um mapa que é muito consistente com os que descrevem a intensidade do sismo”.

Nas áreas perto do epicentro (o asterisco no mapa), o medo chegou aos 100%, explica o cientista, acrescentando que “em Roma, por exemplo, o terramoto foi sentido, mas o medo foi muito diferente, quando comparado com áreas onde houve colapsos”. O geólogo acrescenta ainda que o mapa deverá mudar quando forem analisadas mais respostas, que não param de chegar ao INGV.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR