Apesar de não ser uma empresa cotada — e de por isso não estar obrigada a apresentar resultados –, de três em três meses a Uber convoca acionistas para uma videoconferência. Na sexta-feira, o diretor financeiro, Gautam Gupta, levantou uma ponta do véu que envolve as contas do unicórnio (empresas que valem mais de mil milhões de dólares) mais valioso do mundo. Conta a Bloomberg que nos primeiros seis meses do ano, a startup liderada por Travis Kalanick registou prejuízos na ordem de 1,2 mil milhões de dólares (mil milhões de euros).

No primeiro trimestre do ano, os prejuízos da Uber rondaram cerca de 520 milhões de dólares (460 milhões de euros) antes de juros, impostos, depreciação e amortizações, de acordo com fontes próximas da empresa e, no segundo, ascenderam a 750 milhões de dólares (664 milhões de euros), que incluíram uma queda de 100 milhões de dólares no mercado norte-americano (no primeiro trimestre, o mercado norte-americano tinha apresentado lucros).

Gautam Gupta terá dito aos investidores que a responsabilidade sobre as perdas recai maioritariamente sobre os subsídios que foram pagos aos motoristas. E que a forma como as receitas do serviço UberPool influenciava as contas da empresa também mudou nesse período, o que poderá ter contribuído para o aumento dos prejuízos. A Uber foi contactada, mas não prestou declarações à Bloomberg.

A Uber tem vindo a perder dinheiro de trimestre em trimestre. Em 2015, a empresa que está hoje avaliada em 68 mil milhões de dólares (60 mil milhões de euros) teve prejuízos de pelo menos 2 mil milhões de dólares antes de juros, impostos, depreciação e amortizaçãões. Em sete anos, a Bloomberg estima que a Uber tenha tido prejuízos de 4 mil milhões de dólares (3,5 mil milhões de euros).

Em julho, a Uber estabeleceu um acordo com a rival chinesa Didi, que investiu mil milhões de dólares e deu à empresa liderada por Kalanick uma fatia de 17,5% do negócio para que a Uber se retire do mercado. A norte-americana teve prejuízos na China na ordem de 2 mil milhões de dólares, em dois anos, segundo fontes próximas da empresa. Na sexta-feira, a empresa anunciou que depois de agosto, os prejuízos com o mercado chinês não vão estar entre os resultados.

De acordo com fonte próxima da empresa, a Uber tem cerca de 8 mil milhões de dólares (7 mil milhões de euros) em contas bancárias e vai receber mil milhões da Didi. Além disso, tem acesso a uma linha de crédito de 2 mil milhões de dólares e um empréstimo de 1,2 mil milhões.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR