No verão o tempo quente e agradável convida a idas à praia com banhos de mar ou piscina e muito sol. Mas as consequências desta maior exposição da pele aos elementos podem ser desastrosas, caso não se verifiquem os cuidados adequados.

Um dos principais riscos prende-se com a secura e desidratação da pele que, por seu lado, potenciam o envelhecimento cutâneo. Assim, ainda que o cuidado com a hidratação corporal deva estar presente ao longo de todo o ano, é imperativo que os cuidados sejam redobrados mal chegue o bom tempo. A pele agradece.

Para ajudar a manter a pele hidratada no verão, partilhamos algumas sugestões:

Banho tépido e rápido – Com o aumento do calor e da transpiração, é normal que os banhos se multipliquem no verão. Mas para prevenir a secura da pele deve optar-se por duches rápidos de água tépida.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Limpeza com produtos suaves – Um dos segredos para a hidratação assenta nos produtos de higiene escolhidos, os quais devem ser suaves e neutros. Os sabões comuns são muito agressivos e contribuem para eliminar a hidratação normal da pele. Para o evitar, experimente por exemplo, Eucerin AQUAporin ACTIVE Gel de Duche Refrescante, um gel de banho suave em espuma que limpa a pele com suavidade e de forma completa deixando-a radiante, saudável e macia. Formulada para todos os tipos de pele, impede a secura mesmo com o uso repetido e regular.

No caso de pele sensível, pode optar por Eucerin pH5 Gel de Lavagem Skin Protection uma fórmula sem sabão que garante a limpeza suave e eficaz da pele, ativando as suas defesas naturais. A combinação de pH5 e surfatantes suaves protege a pele da secura.

Se preferir uma textura diferente, tem à disposição Eucerin pH5 Óleo Duche Skin Protection, desenvolvido especificamente para as necessidades da pele sensível. Esta fórmula deixa a pele suave e sedosa, sem vestígios de desidratação, mesmo após banhos frequentes.

Água doce depois do mar e da piscina – Depois de uma ida à praia ou de um mergulho na piscina deve passar sempre o corpo por água doce, de preferência logo à saída. O sal do mar, a areia e o cloro das piscinas são poderosos fatores de irritação e secura da pele.

Usar creme hidratante sempre – Mesmo que as rotinas de higiene sejam passadas a correr, o tempo para a hidratação da pele com produtos adequados não pode faltar. E hoje existem já várias opções disponíveis no mercado que ajudam quem prefere produtos eficazes e de rápida e cómoda aplicação. Eucerin AQUAporin ACTIVE Loção-Gel Refrescante é um hidratante corporal extra leve adequado a todos os tipos de pele.

De rápida absorção, proporciona hidratação intensa e de longa duração. A sua fórmula inovadora ativa a rede de hidratação natural da pele, indo ao encontro das necessidades de cada um. No caso de peles com tendência para secar, a mesma gama tem disponível Eucerin AQUAporin ACTIVE Loção-Bálsamo Refrescante, garantindo uma total e contínua hidratação.

Outra solução inovadora e muito prática é a Eucerin Loção Hidratante para Duche, uma loção eficaz e suave, indicada para peles sensíveis. Formulada com a tecnologia especial hydrodispersion e com Dexpanthenol, de maneira a aumentar a hidratação da superfície da pele e diminuir a rugosidade ao toque. Trata-se de uma loção in-shower, ou seja, é aplicada logo após a lavagem, ainda no chuveiro, e depois retirada com água, antes da secagem com a toalha.

Disponível está ainda Eucerin pH5 Loção Intensiva Skin Protection, que ativa as defesas naturais da pele sensível graças ao sistema pH5 Enzyme Protection. A sua fórmula impede cerca de 90% de penetração de pólen através da pele, pelo que pode ser utilizada mesmo em caso de tendência alérgica.

new-spray-protecao-solar-transparente-fp-30-PT

Esta loção corporal proporciona 24 horas de hidratação, fortalecendo as defesas naturais da pele a partir do seu interior. Graças ao Dexpantenol incluído na formulação, o produto apresenta ainda propriedades cicatrizantes.

Se quiser aliar esta fórmula a um cuidado de rosto e corpo em simultâneo, poderá recorrer antes a Eucerin pH5 Creme Intensivo Skin Protection, também destinado a peles sensíveis.

Comichão é secura – No fim do verão é muito comum sentir-se comichão na pele. Aquilo que algumas pessoas julgam tratar-se de uma reação ao sol é, na verdade, um sintoma de pele muito seca, como consequência não só do sol mas também do mar, areia e piscina. A forma de resolver esta situação passa por reforçar a hidratação com os produtos referidos em cima.

Esfoliação corporal – Fazer regularmente uma esfoliação suave (de preferência antes de apanhar sol) ajuda a manter a pele cuidada e hidratada. Isto porque o exfoliante vai remover as células mortas, permitindo uma maior absorção dos produtos hidratantes.

Aumentar a ingestão de água – A hidratação geral do organismo é vital e no verão a sua importância aumenta. Uma vez que o aspeto da pele reflete o estado de saúde, a ingestão de líquidos (com preferência pela água e tisanas ou sumos naturais sem adição e açúcar) deve ser reforçada, recomendando-se cerca de dois a três litros por dia.

Evitar produtos com álcool – Os cuidados de rosto e corpo que contêm álcool na sua formulação devem ser evitados já que a presença deste elemento contribui para a desidratação da pele.

Não esquecer o protetor solar – A proteção solar é importante ao longo de todo o ano, mas quando a exposição é mais demorada, torna-se fundamental. Proteger a pele dos efeitos dos raios ultravioleta atrasa o envelhecimento cutâneo, que se manifesta por secura e rugosidade. Ao usar protetor solar reforça-se também a hidratação, já que a maior parte destes produtos contém agentes hidratantes na sua composição.

A linha Eucerin Sun Protection oferece uma proteção abrangente contra os danos do sol, existindo um protetor solar adequado a cada tipo de pele.