O selecionador nacional anunciou esta manhã a convocatória para a Seleção Nacional para os jogos com Gibraltar e a Suíça. Cristiano Ronaldo, ainda a recuperar da lesão que sofreu na final do Euro, está fora da lista, que tem como grandes novidades a estreia de André Silva e João Cancelo nas convocatórias:

Na conferência de imprensa em que apresentou a convocatória, o selecionador nacional explicou que André Silva e João Cancelo faziam parte do lote predefinido para o Euro 2016. “Perante a ausência do Vieirinha, do Cristiano e do Ricardo, eram jogadores que neste momento achámos que devíamos convocar”, explicou Fernando Santos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A convocatória

Mostrar Esconder

Guarda-redes:
Rui Patrício, Anthony Lopes e Eduardo.

Defesas:
Cédric, João Cancelo, Luís Neto, Bruno Alves, Pepe, José Fonte, Eliseu e Raphael Guerreiro.

Médios:
William Carvalho, Danilo, Adrien, João Moutinho, Renato Sanches, Bernardo Silva, João Mário e André Gomes.

Avançados:
Rafa, André Silva, Nani, Ricardo Quaresma e Éder.

O selecionador justificou ainda o jogo particular com a equipa de Gibraltar. “Pareceu-me importante, perante este cenário, ter os jogadores a competir”, explicou Fernando Santos acrescentando que preferiu um “adversário não tivesse um peso tão grande. Ponderei a hipótese de não fazer nenhum jogo até”, concluiu.

Fernando Santos admitiu ainda que os adversários terão “motivação acrescida” ao jogar contra o campeão da Europa. “Se até aqui todos os adversários tinham empenho total em defrontar a Seleção Portuguesa, obviamente que agora é acrescido”, sublinhou. O selecionador diz que a equipa irá “manter a humildade sem perder a ambição”.

Em comparação com os jogadores que estiveram em França, Vieirinha e Ricardo Carvalho também estão ausentes, acabando Fernando Santos por fazer regressar Luís Neto e Bernardo Silva e chamar pela primeira vez o lateral direito João Cancelo e o avançado André Silva.

O particular com Gibraltar está agendado para 1 de setembro, no Estádio do Bessa, e o embate na Suíça, o primeiro jogo de qualificação para o Mundial 2018, a 6.

Portugal está inserido no Grupo B da zona de qualificação europeia para o Campeonato do Mundo da Rússia, em 2018, juntamente com as seleções da Suíça, Andorra, Ilhas Faroé, Letónia e Hungria.