Histórico de atualizações
  • E é tudo do clássico. Eu o Rui Miguel Tovar despedimo-nos de Alvalade, mas não sem antes lhe recomendar a leitura da crónica do jogo: “Bruno César, ouro; Rúben, prata; Gelson, bronze”.

    Começa assim, cortesia do Rui:

    “Michael Phelps, Simone Biles, Usain Bolt. O fim dos Jogos Olímpicos Rio-2016 tem uma semana de vida e já é coisa de um passado distante. Que isso não se traduza em ausência de medalhas. Nem pensar. Ouro, prata e bronze é uma tripla essencial ao nosso bem-estar. Para evitar um desprendimento quase total com as emoções olímpicas, sugerimos Bruno César, Rúben Semedo e Gelson como ouro, prata e bronze do clássico em Alvalade, bem ganho pelo Sporting ao apático Porto (2-1), para a 3ª jornada do campeonato.”

    Até mais!

  • Outro “recorde” que hoje caiu em Alvalade:

  • As estatísticas finais do Sporting-FC Porto:

  • FIM DE JOGO. Sporting-FC Porto (2-1)

    O Sporting é, depois de vencer (2-1) o FC Porto, líder. E isolado: nove pontos — contra os sete de Benfica e Braga.

    O FC Porto até começou melhor, a “ensaboar” a defesa do Sporting com desmarcações na costas, e marcou cedo: Felipe, aos 8′, desviou de cabeça um livre para a área de Layún. Mas foi sol de pouca dura. O Sporting foi ganhando o meio-campo, William cresceu, todos cresceram, o FC Porto “minguou” e o Sporting haveria de marcar. Não uma, mas duas vezes, fazendo a reviravolta no marcador: o primeiro golo (14′) foi de Slimani, em recarga a um remate de Gelson; o segundo (26′) foi mesmo de Gelson, após um remate cruzando à entrada da área.

    No recomeço, e mesmo com a expulsão (por protestos) de Jorge Jesus, o treinador do Sporting puxou do telemóvel na bancada e foi mexendo (via Raul José) no “xadrez” que de lá via sobre o relvado. Fez entrar Paulista e… xeque-mate! O brasileiro “secou” a construção do FC Porto e o Sporting, mesmo sem atacar muito, controlou o jogo o tempo todo.

    O melhor em campo foi, talvez, pela disponibilidade física, pela omnipresença a atacar (à esquerda, direita ou ao centro) e defender, Bruno César. Mas aquele que os adeptos do Sporting não esquecem nesta tarde/noite é Slimani; está de saída para o Leicester e despediu-se deles em lágrimas no final.

  • Última substituição: sai Bruno César (talvez o melhor em campo) e entra Mané. Ele, Mané, que está de saída para o Estugarda — empréstimo de duas épocas.

  • Onde ele estava… William, qual pivô, recebe a bola à entrada da área, de costas para a baliza, vira-se, livra-se de Marcano na viragem, e remata de canhota. O remate foi franco e Casillas agarrou.

  • Nuno resolve trocar Otávio (que começou bem, mas se foi apagando no recomeço do jogo) por Adrián.

  • Otávio, mais uma vez ele. Layún falha a recepção e ainda cruza para o segundo poste, onde Depoitre e André Silva embrulham-se. O Sporting afasta a bola com tranquilidade

  • Está “atado” o jogo. O Sporting deixa o FC Porto ter bola, mas só no primeiro terço do relvado, que é como quem diz, na defesa. E o cronómetro não pára…

  • O FC Porto vai tentando construir desde a defesa. Mas, se não for com desmarcações longas, não ultrapassa o meio-campo. Porquê? Culpe-se o “apelido” do meio de Paulista: Bruno “Tampão” Paulista.

  • Nuno mexe finalmente na equipa: entra o avançado belga Delpoitre para o lugar de André André

  • Bem, rematar não é forte dele. E “ele” é William. Mas não o podem acusar de não tentar. Contra-ataque do Sporting, o trinco tinha a quem passar — à direita, à esquerda, na área –, mas resolveu chutar, mais em jeito do que força. Casillas encaixou — o remate foi frontal e à figura.

  • Outra acção do ataque portista, com cruzamento de Óliver para cabeceamento atabalhoado de André Silva por cima. Até agora, Rui Patrício é mais que um espectador nesta segunda parte

  • Sai Bryan Ruiz e entra Bruno Paulista; Campbell estreia-se na vez de Gelson.

  • Vá lá, uma tímida reacção do Porto, com fantástica jogada de Otávio a livrar-se de dois sportinguistas e a entregar para Marcano. No meio da área, o central espanhol atira muito por cima, sem nexo

  • Jesus protesta falta (e cartão amarelo) de William e é expulso

    William fez uma falta a meio-campo e vê amarelo. Jorge Jesus protestou. E foi expulso pelo árbitro Tiago Martins. O médico do Sporting, Frederico Varandas, não gostou da expulsão do mister, também foi refilar, e também recebeu ordem para sair. O que vale é que lá está o massagista, para o que der e vier — não vá alguém lesionar-se.

  • E enquanto se diz que o Sporting ainda pode ir ao mercado em busca de um lateral esquerdo, Marvin vai fazendo um jogo e tanto. Pelo menos a defender — que até é o seu calcanhar de Aquiles.

  • Voou, Casillas. E na garafinha que ele guarda ao pé da baliza não há Red Bull, só água. Bruno César bateu um canto à esquerda, fez a bola chegar ao primeiro poste, André Silva encolheu-se, Layún mal saltou, e William cabeceou à vontade, desviando a bola para o poste contrário. Só não foi o 3-1 porque o guarda-redes do FC Porto teve reflexos e desviou rente à barra.

  • Ia puxadinho, puxadinho ao poste direito de Casillas. Slimani viu a bola sobrar-lhe na esquina da área, tirou Danilo da frente, alinhou o corpo, olhou para a baliza uma última vez e rematou. Valeu o corte de Marcano e o remate voltou para trás. Mais Sporting em Alvalade…

  • Óliver, belo passe para André Silva. O número 10 pisa a área e aproxima-se da baliza de Rui Patrício até Ruben Semedo fazer um corte in extremis para canto

1 de 4