Conhecida por oferecer um dos mais completos serviços em termos de comércio electrónico a nível mundial, a norte-americana Amazon acaba de estender o seu raio de influência também ao sector automóvel, através da disponibilização de uma nova ferramenta de pesquisa sobre carros.

Neste novo portal, a multinacional disponibiliza não apenas informações, especificações e dados sobre as mais diferentes viaturas, mas também avaliações, críticas e comentários escritos por utilizadores que já possuem esses mesmos modelos.

Através da Amazon Vehicles, os utilizadores podem procurar veículos segundo os mais diferentes parâmetros – tipo de carroçaria, motor, transmissão, modelo, ano, economia de combustível ou até mesmo a cor pretendida –, sendo que da informação disponibilizada faz inclusivamente parte o preço de venda recomendado pela marca.

Novidade é também o facto de, além de automóveis actuais, o motor de busca da Amazon permitir a pesquisa de carros antigos, ou até mesmo verdadeiros clássicos, como por exemplo um Packard Model B de 1900. Ainda que, e como é natural, nestes casos, existam menos informações disponíveis ou comentários de proprietários.

Ainda a dar os primeiros passos, o principal propósito deste novo serviço parece ser, pelo menos nesta fase inicial, a recolha e a disponibilização de informação, promovendo a interacção entre a comunidade de utilizadores. O que não significa que, talvez num futuro não tão distante quanto isso, a Amazon não venha, por exemplo, a vender automóveis.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR