O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, disse, esta segunda-feira, que o concurso público para a segunda fase das obras na segunda circular está a ser avaliado pelos serviços, aguardando-se por uma decisão.

Segundo noticiou a revista Sábado a 1 de julho, “o concurso público para a adjudicação da empreitada está suspenso e poderá ter que ser repetido”, porque três dos 27 concorrentes apresentaram reclamações por causa de um “alegado erro de cálculo no processo de definição da proposta vencedora”.

“A empreitada maior está em avaliação pelos serviços. O concurso está em fase de resposta por parte do júri a essas questões e aguardamos por essa resposta”, disse o autarca em resposta à Lusa sobre alegadas irregularidades no concurso público daquela obra.

Questionado pela Lusa se tinha uma data prevista para o início das obras, o presidente da Câmara disse estar à “espera que haja decisões sobre isso”.

Depois de muita contestação, a Câmara de Lisboa avançou no início de julho com a primeira fase das obras de requalificação da Segunda Circular.

Os primeiros trabalhos decorrem entre o troço do nó do RALIS e a Avenida de Berlim, na freguesia dos Olivais, e devem terminar no início de outubro.

Depois destes trabalhos, orçados em 750 mil euros, deverá iniciar-se a segunda empreitada, avaliada em 9,5 milhões e com um prazo de oito meses, desde o nó da Buraca ao Aeroporto (dez quilómetros).

O município fez saber na altura que “decidiu investir cerca de 10 milhões de euros na requalificação da via, através da renovação de todo o piso, da substituição da iluminação pública, que se encontra obsoleta, da reparação do sistema de drenagem e da redução do número de entrecruzamentos”.

A intervenção na estrada visa ainda a arborização (com cerca de 500 freixos) e ampliação do separador central, renovação da sinalética, criação de um sistema de retenção de veículos e introdução de guardas de segurança.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR