Os resultados de 2015 e a compra do Banif foram elementos destacados pelo Euromoney na atribuição do galardão de melhor banco a atuar em Portugal ao Santander Totta, na 25.ª edição dos Euromoney Awards for Excellence. A publicação inglesa realçou também a estratégia de apoio às pequenas e médias empresas, onde se inclui o Santander Advance Empresas, um programa pioneiro de apoio ao crescimento do tecido empresarial português que assenta numa fórmula ao cubo: formação, talento e emprego.

Lançado no final de 2014, o Santander Advance Empresas chega já a 20 mil empresas portuguesas e assenta numa premissa que tem em conta os desafios que o cluster empresarial enfrenta: o acesso a financiamento e gestão financeira do dia-a-dia não são hoje as únicas preocupações dos gestores e quadros superiores que querem colocar os seus projetos no patamar da competitividade, internacionalização e inovação. O conhecimento e o talento são fatores de diferenciação essenciais num mercado cada vez mais exigente. O Santander Advance Empresas foi criado a pensar nisso, conjugando serviços financeiros com um conjunto de soluções inovadoras não financeiras.

Ir além do financiamento

No leque de soluções não financeiras, destacam-se os serviços nas áreas de emprego, estágios, formação e internacionalização. O site Santander Advance Empresas é o elo entre o banco e as empresas, reunindo toda a oferta disponível para apoiar o seu crescimento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Um ponto alto do programa são as ações de formação destinadas às PME realizadas em regime presencial e online. Os temas são escolhidos criteriosamente em função dos desafios que enfrentam no mercado e das principais necessidades que apresentam, na generalidade.

A área do portal Empresas TV reúne reportagens sobre iniciativas empresariais e palestras de mentores sobre as mais variadas tendências internacionais. A estes vídeos soma-se uma oferta de valor inesgotável de formação, incluindo cursos de espanhol, inglês e mandarim, cursos na área de business driving ou managerial intelligence, entre muitos outros.

Através do Santander Universidades, banco disponibiliza 1500 bolsas de estágio remuneradas, até final de 2017, tendo sido recentemente reconhecido como o maior mecenas privado em educação no mundo. Aos 50 milhões que já investiu no ensino superior somam-se mais 25 milhões até 2018. Só em Portugal, cerca de 350 empresas já receberam estudantes universitários para estagiarem durante três meses, sem qualquer custo. As empresas que querem receber estagiários no âmbito do programa de bolsas de estágio Santander Universidades podem submeter facilmente a sua candidatura online.

O Santander Advance Empresas disponibiliza também um portal de emprego, através do qual as empresas podem selecionar os candidatos mais adequados às suas necessidades, entre milhares de currículos submetidos continuamente, bem como dar a conhecer as suas vagas de emprego e de estágios.

Ir além do mercado nacional

Entrar no mercado internacional não depende apenas da vontade de uma empresa. É preciso planear esse passo, conhecer em profundidade o mercado que quer agarrar e as regras específicas que o norteiam.

Workshops gratuitos no âmbito da Academia Santander Advance Empresas, focados em áreas cruciais para as empresas que querem ir mais longe, como as melhores práticas do comércio internacional, são apenas alguns exemplos, integrados na missão do Santander Totta em apoiar as empresas nos processos de int santander universidades ernacionalização e exportação.

A estes workshops soma-se outra oferta de valor: o site Santander Trade disponibiliza às empresas informação, ferramentas e recursos sobre mercados internacionais, oportunidades de negócio, controlo de expedições ou análise do mercado de divisas.

Semanalmente, o portal publica 150 estudos de mercado – uma fonte de informação e análise inesgotável, com atualizações contínuas. No total, já estão disponíveis milhares de estudos de mercado e diretórios de empresas de 150 países, com dados sobre normas locais, procedimentos alfandegários e dados sobre divisas.

O apoio do Santander Totta às empresas com o olhar no mundo passa também pelo Clube Santander Trade, uma nova ferramenta vocacionada exclusivamente para o negócio internacional. As empresas que aderirem ao clube têm a possibilidade de pesquisar os seus clientes e procurar potenciais fornecedores e clientes nas áreas geográficas onde o Santander atua.

Ir mais além, mesmo na oferta financeira

E porque a relação entre uma empresa e um banco também se constrói pelos números, também aqui o Santander Totta se diferencia. A Linha Fundo Santander Advance é uma linha de crédito de médio e longo prazo que se adequa às necessidades e perfis das empresas. Trata-se de um crédito de 50 milhões de euros para apoio aos capitais permanentes das empresas.

Ferramentas como o Factoring permitem adaptar a disponibilidade de tesouraria às vendas, sem atrasar pagamentos a fornecedores. Já a solução Confirming garante que os fornecedores das empresas recebem os créditos assim que são faturados os bens e serviços.

Das linhas especiais de crédito às soluções que apoiam o negócio internacional, o Santander Totta aposta numa relação inovadora, justa e transparente, que permite às empresas uma gestão de tesouraria mais eficaz, retirando-lhes grande parte das preocupações do dia-a-dia.

No momento em que redigimos estas linhas, o Santander Totta lançou uma campanha em torno do Portugal 2020, sob o mote “Apoiamos as empresas de Portugal”, convidando-as a apresentar candidatura através do banco.