Está já disponível para encomenda, estando as primeiras entregas previstas para Setembro, o novo pack de baterias que a Tesla desenvolveu para os Model S e Model X. Com 100 kWh de capacidade, permite ampliar a autonomia anunciada da berlina para 507 km, e a do SUV para 465 km.

Quando equipados os modelos com o célebre Modo Ludicrous (aquele que permite tirar pleno partido do motor e da bateria em termos de prestações), o novo Model S P100D promete cumprir os 0-100 km/h em 2,7 segundos, “ficando-se” o Model X P100D pelos 3,1 segundos.

No seu site oficial, a Tesla anuncia mesmo o novo Model S P100D como o mais célere automóvel de produção em série do mundo actualmente disponível no mercado, só batido pelo Ferrari LaFerrari e pelo Porsche 918 Spyder – ambos modelos que já não podem ser adquiridos enquanto novos, uma vez que todas as unidades fabricadas têm já destinatário, ou foram mesmo entregues aos seus (felizes) proprietários.

Ao mesmo tempo, a marca californiana faz saber que os anteriores packs de baterias de 90 kWh se manterão em produção para os que preferirem essa opção. O que se compreende: os desafios que se colocam à produção das novas, e mais densas, baterias obrigarão a Tesla a limitar, pelo menos inicialmente, a produção do P100D. Sendo, por isso, expectável que nem todos os que o pretendam adquirir o consigam – ou, pelo menos, que o consigam dentro dos prazos desejados.

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O CEO da Tesla, Elon Musk, confirma isso mesmo: “Actualmente, passar de 90 para 100 kWh, embora possa constituir um aumento energético de 11-12%, representa um acréscimo na ordem dos 50% em termos de dificuldade.” Por isso, a marca espera conseguir produzir apenas cerca de 200 packs de 100 kWh semanalmente, o que não representará mais de 10-12% do total da sua produção de baterias.

Já a disponibilização de versões mais acessíveis dos modelos equipados com os novos packs de baterias (sem o elemento de performance P, nem o opcional modo Ludicrous) dependerá da procura pelos novos P100D. Na perspectiva de Musk, “provavelmente, decorrerão vários meses” até que a marca possa “oferecer o pack de 100 kWh a clientes ‘não-Performance’”.

Relativamente aos que já encomendaram, mais ainda não receberam, um Model S ou um Model X P90D com modo Ludicrous, poderão optar pelo pack de 100 kWh por um custo adicional de 10 mil dólares (cerca de 8.800€). Enquanto que os que já são proprietários de um destes modelos poderão fazê-lo pelo dobro do valor, dado que a conversão exige a instalação física de um novo pack de baterias, e não uma mera actualização de software.

Nos EUA, o preço do novo Model S P100D situa-se nos 134 mil dólares (cerca de 119.000€), sem opções e antes de eventuais incentivos à compra de automóveis eléctricos. No caso do Model X P100D, este valor sobe para 141 mil dólares (cerca de 125.000€).