Pela primeira vez, a Alemanha acolheu o Smart Times, o já tradicional encontro anual de entusiastas da marca de citadinos do Grupo Daimler. Nesta sua 16.ª edição, o evento decorreu em Hamburgo, no passado fim-de-semana, e contou com a presença de 3.167 fãs da Smart de todo o mundo – cerca de 50 dos quais portugueses –, assumindo-se como um autêntico festival de vida urbana, em que também marcaram presença a música, a gastronomia e, claro está, modelos da marca para todos os gostos e feitios.

Nas configurações roadster, coupé ou cabriolet, com dois ou quatro lugares, com motor a gasolina, diesel ou eléctrico, de série ou com diferentes graus de personalização, naturalmente que os Smart, mais uma vez, dominaram as atenções. E até houve espaço para a realização de um mercado de usados, e para experimentar os modelos da marca numa pista de testes especialmente concebida para o efeito.

Claro está que, mais uma vez, esta foi a oportunidade ideal para os adeptos conversarem com os designers, preparadores e especialistas da marca. E para, em conjunto, explorarem a cidade que os acolheu e que a todos ofereceu, ainda, excursões, passeios na praia de Sankt Peter-Ording, festas nocturnas, e actuações ao vivo de artistas locais e internacionais.

Surpresas, também as houve. Como a apresentação do novo serviço “smart ready to drop”, ou a visita das atletas Laura Ludwig e Kira Walkenhorst, que surgiram em palco a bordo de um Smart Fortwo cabrio… dourado! Ou não tivessem conquistado a medalha de ouro de voleibol de praia nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Portugal

O mercado grossista de Hamburgo, local de reunião dos participantes e dos visitantes do Smart Times 2016, acabou por se tornar numa montra de criatividade e demonstração de paixão automóvel. Aí foi possível observar, entre os 2.053 veículos presentes, desde um Smart “popemobile” ao modelo com imitação em madeira, superdesportivos ou Smart todo-o-terreno, numa impressionante demonstração das infinitas possibilidades de personalização dos modelos da marca.

Ainda assim, e como já vai sendo da praxe, foi o desfile de encerramento que mais cativou as atenções da maioria. Este ano, participaram nada menos do que 1.635 veículos, 30 dos quais portugueses, o que passa a constituir um novo recorde da iniciativa – foi batido o registo de 1.427 automóveis alcançado em Cascais, em 2014.

Resta saber se a cidade de Salou, em Espanha, a escolhida para a edição de 2017 do Smart Times, conseguirá bater a marca agora alcançada nas ruas de Hamburgo.