Que a Amazónia é a região do planeta com maior diversidade biológica talvez não seja novidade para si. Mas sabia que esta é a floresta tropical com a maior diversidade de morcegos do mundo? São mais de 160 espécies (contra as pouco mais de 50 que existem na Europa).

Se é difícil conhecer e reconhecer tantas espécies, torna-se ainda mais difícil identificá-las quando num mesmo local podem conviver mais de 100. O “Guia de Campo dos Morcegos Amazónicos”, escrito por uma equipa internacional de investigadores, incluindo cientistas da Universidade de Lisboa, vem tentar colmatar esta dificuldade.

O livro, editado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia (Manaus), junta o trabalho feito ao longo de vários anos e diversas publicações mais ou menos dispersas, num único suporte. O livro estará disponível numa versão digital para que possa ser facilmente consultado num tablet ou num smartphone. O livro pode ser descarregado a partir de dia 5 de setembro (aqui). Veja algumas das imagens na fotogaleria acima.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR