Uma explosão na praça da cidade de Davao, nas Filipinas, fez pelo menos 10 mortos e 60 feridos. Trinta deles já foram hospitalizados, segundo a Reuters. A explosão ocorreu perto das 23 horas (16 horas em Lisboa). A causa é ainda desconhecida.

As testemunhas no local afirmam ter ouvido um “estrondo muito forte” seguido de fumo. A CNN Filipinas e a Reuters afirmam que o Presidente Rodrigo Duterte estava em Davao, que é a sua cidade-natal, mas encontra-se livre de perigo numa esquadra da polícia. O filho do presidente, Paolo Duterte, é presidente da câmara de Davao, local da explosão. Em declarações à Reuters, Paolo Duterte afirmou que o pai estava longe do local onde ocorreu a explosão. Paolo Duterte acrescentou que, dos 10 mortos, 5 são mulheres e 5 são homens. A CNN adiantou que dois feridos acabaram por morrer no hospital.

Rodrigo Duterte, que tomou posse a 30 de junho, declarou guerra aberta contra a droga, tendo recebido inúmeras críticas de organizações como a ONU, tanto pelo elevado número de mortos (1.800) como pelo que consideram violações de direitos e liberdades fundamentais. Não há ainda qualquer ligação entre a explosão e as políticas do Presidente. As autoridades estão a inspecionar a zona.

A explosão ocorreu perto de um hotel que o Presidente Duterte visita frequentemente. Duterte já tinha minimizado, durante esta sexta-feira, os rumores de uma alegada conspiração para assassiná-lo, esclarecendo que tais ameaças eram de se esperar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR