A primeira-ministra britânica, Theresa May, reafirmou, este domingo, o seu compromisso com o “Brexit” e sublinhou que o “Reino Unido vai sair da União Europeia”, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente norte-americano, Barack Obama, antes do início da cimeira do G20 na cidade chinesa de Hangzhou,

“Efetivamente ‘brexit’ significa ‘brexit”, disse Theresa May, ao ser questionada sobre a possibilidade de a rutura com a União Europeia (UE) poder ser repensada.

Pouco antes de realizar a sua “estreia” na cimeira do G20, Theresa May frisou que não haverá um segundo referendo sobre a permanência do Reino Unido na UE.

A reunião das principais economias mundiais, que vai decorrer no Centro de Exposições Internacionais da capital da província chinesa de Zhejiang, tem como tema “Avançar para uma economia mundial inovadora, vigorosa, interconectada e inclusiva”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O objetivo é “construir uma globalização sem setores sociais que se sintam prejudicados” e “elaborar um plano de estímulo para a economia mundial”, anunciaram os organizadores chineses.

Durante a cimeira de Brisbane, Austrália, em 2014, os líderes do G20 estabeleceram como meta elevar o ritmo de crescimento dos seus Produtos Internos Brutos para dois por cento, até 2018.

Aquele objetivo é agora ameaçado pelo “Brexit”, pela volatilidade nos mercados financeiros, pela queda dos preços das matérias-primas e pelo abrandamento das economias da China e de outros países emergentes.