O presidente russo, Vladimir Putin, vai reunir-se na segunda-feira com o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, à margem da cimeira do G20, que se realiza na cidade chinesa de Hangzhou, informou este domingo o porta-voz da presidência da Rússia, Dmitri Peskov, à agência de notícias RIA-Nóvosti, acrescentando que não ficou fechado o formato das conversações, que se podem concretizar como um encontro informal ou uma reunião. “Preparamo-nos para uma reunião, se a agenda o permitir”, afirmou à RIA uma fonte da delegação russa que participa na cimeira do G20.

Este domingo, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, reuniu-se em Hangzhou com o seu homólogo norte-americano, John Kerry, para tentar alcançar um acordo sobre o cessar-fogo na Síria. Segundo Kerry, foi possível ultrapassar algumas questões técnicas, mas ainda estão por solucionar um “par de assuntos duros”. O secretário de Estado norte-americano revelou que as negociações com a delegação russa vão prosseguir na segunda-feira, pela manhã, naquele que é o segundo e último dia da cimeira do G20.

Já o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Riabkov, mostrou-se mais otimista do que Kerry, considerando que Moscovo e Washington estão perto de alcançar um acordo sobre a Síria. “Digo-vos sem hesitar que estamos próximos de um acordo e não há nenhum fundamento para supor que o mesmo falhe”, afirmou o governante russo a um grupo de jornalistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR