A marca é alemã. Mas o automóvel foi produzido em Portugal. E Jennifer Lawrence é a condutora. Falamos de um Volkswagen Eos, o cabrio de quatro lugares em que a actriz norte-americana de 26 anos frequentemente se desloca. O primeiro veículo que a Volkswagen Autoeuropa produziu não só para o mercado europeu, mas também para os Estados Unidos e Canadá, é o eleito da actriz mais bem paga do mundo, segundo o ranking da revista Forbes.

JLaw, nickname, ganhou nos últimos 12 meses 46 milhões de dólares (40,6 milhões de euros). É a mais jovem actriz, pelo segundo ano consecutivo, a conseguir tal feito. O que não a impede de, em matéria de carros, ser uma mulher de gastos contidos.

Jennifer+Lawrence+Jennifer+Lawrence+Pumps+V2fIIzalOD6x

A vencedora de um Óscar da Academia, pelo papel principal no filme Guia para um Final Feliz (2012), ora se desloca no seu descapotável Eos branco, ora opta por um modelo ainda mais barato no mercado norte-americano, um Chevrolet Volt preto. Igualmente discreto, este modelo revela a preocupação da actriz pelo ambiente, já que este Chevy é um veículo híbrido, capaz de percorrer até 60 km em modo eléctrico, para depois continuar a rodar graças à energia gerada por uma pequena unidade 1.4 a gasolina, que tem montada à frente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A garagem não deverá ter sido, por isso, critério determinante na lista de requisitos de Jennifer Lawrence quando decidiu trocar a casa que comprou por 784,7 mil euros em 2006 em Santa Mónica, Los Angeles, pela mansão de cinco quartos em Beverly Hills, onde vive desde 2014 e que já pertenceu a estrelas como Ellen DeGeneres ou Jessica Simpson. E não deverá voltar a ser factor decisivo na escolha da actriz que quer mudar de ares, deixando para trás as vizinhas Cameron Diaz, Penélope Cruz, Ashton Kutcher, Nicole Kidman e Adele, trocando o imóvel avaliado em 7,3 milhões de euros por algo mais de acordo com o seu estatuto. Segundo a Variety, JLaw está à procura de nova residência no luxuoso bairro Tribeca, em Manhattan, Nova Iorque, por preços que variam entre os 10,7 e os 16 milhões de euros. Ou seja, 400 vezes mais do que vale qualquer um dos seus carros. Dito de outro modo: bastariam cerca de 10 malas Diorever para o Outono-Inverno 2016/17, que a actriz está a promover em mais uma campanha publicitária da Dior (Jennifer Lawrence é a cara da griffe francesa desde 2012), para superar o actual valor de qualquer um dos automóveis da actriz mais bem paga do mundo.

Exemplo igual de austeridade, ou de bom senso, consoante as perspectivas, vem do Papa Francisco. Sua Santidade prometeu que seria um humilde Papa e não estava a brincar quando o disse. E um padre italiano, Don Renzo Zocca, levou-o tão a sério que quis expressar o quão ambos estavam de acordo no desígnio de criar “uma igreja pobre para os pobres”. Pelo que lhe ofereceu o seu próprio Renault 4L de 1984, já com 274 mil quilómetros, em boa parte rodados quando o sacerdote visitava os mais necessitados da sua diocese, em Verona, no norte de Itália.

vatican-pope-new-car-1 (2)

O “carro novo” (agora com 32 anos e mais alguns quilómetros) do Papa não é à prova de bala, nem se enquadra nos requisitos de um Papamobile, mas é certamente o que melhor serve a vontade do pontífice de conduzir veículos “humildes”. Ao contrário de alguns dos seus antecessores, caso de Bento XVI que preferia deslocar-se de BMW ou de Mercedes para cima, Francisco nunca foi visto ao volante de grandes máquinas. E, a prová-lo está o Ford Focus que guiava antes de receber o Renault 4L como prenda.

Quem também não prescinde de acumular likes pela máxima discrição é o co-fundador do Facebook. Não é só na escolha da roupa – Mark Zuckerberg usa quase sempre t-shirt cinza com símbolos do Facebook –, também no que aos automóveis diz respeito, o homem que veio revolucionar as redes sociais prefere passar sem dar vistas.

Mark-Zuckerberg-Acura-TSX1

Embora seja dono de uma fortuna de 48,7 mil milhões de euros – o que faz dele o 3.º mais rico no ranking Tech elaborado pela Forbes, o CEO do Facebook conduz, no dia-a-dia, carros que qualquer português da classe média pode ter: um Honda Fit (que conhecemos como Jazz), um Acura TSX e, mais recentemente, adquiriu um Volkswagen Golf GTI, da sexta geração.

Segundo o Wall Street Journal, o modelo escolhido por Zuckerberg é preto, está equipado com um motor 2.0 TSI que rende 210 cv de potência e o criador do Facebook terá preferido a caixa manual de seis velocidades à DSG (automática de dupla embraiagem).

A Volkswagen ficou tão sensibilizada por merecer a preferência de Zuckerberg que fez isto:

Jennifer Lawrence, Papa Francisco e Mark Zuckerberg estão longe de ser os únicos a conduzir modelos “convencionais”. Confira na nossa fotogaleria que outras celebridades possuem carros “inesperados”, atendendo ao estatuto ou à conta bancária das estrelas que assumem o volante.