Conceitos de mobilidade urbana e intermodal. Gestão e controlo de tráfego. Condução e parqueamento autónomos. Veículos inovadores e tecnologias alternativas. Controlo da poluição. Estes são só alguns dos factores-chave da parceria recém-estabelecida entre a VW e a cidade de Hamburgo, com vista a ajudar a assegurar a mobilidade urbana do futuro.

Para o construtor alemão, este é mais um factor que pode contribuir decisivamente para a implementação da sua estratégia “Together 2025”. Para a cidade de Hamburgo, representa um passo importante para o seu objectivo de desenvolver novos sistemas de transporte inteligentes, e de a aplicar a tempo de acolher o Congresso Mundial ITS 2021 – o maior e mais importante evento do mundo dedicado aos sistemas e serviços de transporte inteligentes do futuro.

O memorando de entendimento assinado entre as duas entidades pretende, assim, dar resposta aos novos desafios que a era da digitalização que se anuncia, e as alterações dos hábitos e necessidades dos consumidores daí resultantes, colocarão não só aos fabricantes de automóveis e às empresas de transportes, como à própria infraestrutura urbana e de planeamento de tráfego. O objectivo dos dois parceiros é adoptarem soluções de mobilidade inteligentes e feitas à medida, tanto no domínio da mobilidade individual como no do transporte colectivo e de mercadorias, através de uma abordagem integrada destes temas.

Hamburgo poderá ser, igualmente, um importante terreno para teste da condução autónoma. Não só na perspectiva do Governo alemão, como do próprio Grupo VW, que já tem estabelecido com a cidade um projecto conjunto específico para este efeito.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR