O ministro Adjunto anunciou esta quarta-feira, em Arganil, distrito de Coimbra, que a partir do dia 15 de setembro quatro zonas de fronteira vão ter gasóleo profissional ao mesmo preço que no território espanhol.

Segundo Eduardo Cabrita, que falava aos jornalistas no final da sessão solene do feriado municipal de Arganil, haverá uma redução de 13 cêntimos por litro no gasóleo profissional nas zonas fronteiriças de Quintanilha (Bragança), Vilar Formoso (Almeida), Elvas e Vila Verde de Ficalho (Serpa).

“O que significa que o preço base para os transportadores de mercadorias será o mesmo que existe no mercado espanhol”, sublinhou Eduardo Cabrita, que anunciou ainda para o final do mês a apresentação do plano de ação de combate à interioridade.

No entanto, ainda falta uma portaria a fixar os concelhos abrangidos por este projeto piloto. O Observador já questionou o Ministério das Finanças sobre o tema, mas não obteve resposta.

A intenção é alargar o gasóleo profissional a todo o país para o transporte pesado de mercadorias a partir de 2017, beneficiando os camiões com mais de 35 toneladas. Mas o alargamento vai depender dos resultados deste projeto piloto. O governo quer saber se o nivelamento dos preços do gasóleo com Espanha, que é financiado com a descida do imposto petrolífero cobrado, se traduz num regresso dos consumos de combustível a postos portugueses.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR