Quase todas as regiões do país apresentam esta sexta-feira risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

As regiões de Faro, Funchal e Porto Santo apresentam esta sexta-feira risco muito elevado de exposição à radiação UV .

Em risco elevado estão as regiões de Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Funchal e Porto Santo, Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Leiria, Porto, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores.

As regiões de Angra do Heroísmo e Horta apresentam risco moderado, segundo o IPMA.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é baixo, 3 a 5 moderado, 6 a 7 elevado, 8 a 10 muito elevado e superior a 11 extremo.

O IPMA prevê para esta sexta-feira no continente céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral norte e centro a partir do meio da tarde, vento fraco a moderado predominando de noroeste, soprando moderado a forte com rajadas até 60 quilómetros por hora, no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e nas terras altas das regiões centro e sul, em especial durante a tarde.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima.

Na Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, aguaceiros em geral fracos, em especial nas vertentes norte e terras altas até ao fim da manhã, vento moderado de nordeste, soprando por vezes forte nas terras altas durante a tarde e pequena descida da temperatura máxima.

Para os Açores a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos, mais frequentes na madrugada e manhã e vento do quadrante oeste bonançoso a moderado.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 25 graus Celsius, no Porto entre 12 e 23, em Vila Real entre 12 e 27, em Viseu entre 11 e 26, em Bragança entre 13 e 28, na Guarda entre 11 e 24, em Castelo Branco entre 15 e 31, em Santarém entre 15 e 28, em Beja entre 13 e 29, em Évora entre 13 e 30, em Faro entre 17 e 31, no Funchal entre 22 e 26, em Ponta Delgada entre 22 e 26, na Horta entre 18 e 26 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 25.