Era o momento mais esperado desta jornada da Premier League, o reencontro dos dois rivais no derby de Manchester: Pep Guardiola, ao comando do City, e José Mourinho, a liderar o United. O embate entre os dois foi amistoso, mas em campo Guardiola não poupou o português e, num jogo intenso, o Manchester City ganhou por 2 a 1.

No início da partida, os holofotes estavam virados para o banco, onde se iam sentar dois dos mais importantes, mediáticos e também rivais técnicos do futebol mundial. Mas ao contrário de todas as animosidades que sempre se multiplicaram entre ambos, o reencontro foi caloroso, com um cumprimento, com Mourinho a dar um aperto de mão a Guardiola, abraçando-o mesmo e trocando algumas palavras.

O ambiente arrefecia fora de campo para aquecer dentro das quatro linhas onde o City marcou o primeiro golo logo aos 15 minutos, por Kevin de Bruyne, que acabou por ser eleito o homem do jogo. O segundo golo da equipa liderada por Pep Guardiola havia de marcar o segundo golo ainda no decorrer da primeira parte, com Iheanacho a acertar na baliza adversária aos 36 minutos. Mas ainda antes da saída para o intervalo, Zlatan Ibrahimovic fez um golo na baliza do City, estabelecendo aquele que havia de ser o resultado final.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O jogo

Após o aguardado embate de Old Trafford, o City continua 100% vitorioso em quatro jornadas, totalizando 12 pontos, enquanto os red devils sofreram a primeira derrota e vão deixar de partilhar a liderança com o clube vizinho e, eventualmente, com o Chelsea, que ainda este sábado recebe o Swansea.

O treinador português surpreendeu com a introdução no onze do estreante Henrikh Mkhitaryan e Jesse Lingard, em vez de Anthony Martial e Juan Mata, mas não teve muito tempo para comprovar o acerto das opções, com já De Bruyne a marcar aos 15 minutos, depois de passar pelo ‘estático’ Blind e bater De Gea.

O internacional belga voltaria a estar em evidência no segundo golo do City, com um tiro ao poste que deixou a defesa anfitriã pregada e permitiu ao nigeriano Iheanacho fazer a recarga com êxito, aos 36 minutos. Foi de uma saída mal calculada do guarda-redes Claudio Bravo que saiu o golo do Manchester United, marcado por Ibrahimovic, o seu quarto golo da liga.

Na segunda parte, com Ander Herrera e Marcus Rashford nos lugares de Mkhitaryan e Lingard, o Manchester United foi em busca do empate e ficou a reclamar uma grande penalidade por falta de Bravo sobre Wayne Rooney, aos 56 minutos, mas o árbitro Mark Clattenburg mandou seguir.

Guardiola reforçou o meio-campo, com a entrada de Fernando para o lugar de Iheanacho, mas ainda viu o árbitro anular um golo a Rashford, por fora de jogo de ‘Ibra’, que estava ‘plantado’ entre o jovem avançado inglês e o guarda-redes.

Num jogo cada vez mais partido, com o United instalado no meio-campo oposto e o City a contra-atacar com muito perigo, De Gea fez frente a uma sucessão de remates de Fernandinho, Otamendi e Fernando, todos no mesmo lance, antes de Kevin De Bruyne entrar pela direita e atirar ao poste, fazendo a bola rolar à frente da linha de golo.

A última oportunidade, já em período de compensação, aconteceu na área do City, com um remate frontal de Ibrahimovic, que sofreu ligeiro desvio num adversário, mas suficiente para fazer a bola passar do lado ‘errado’ do poste.