A rede social Twitter está prestes a sofrer alterações no modo como os tweets funcionam. Os 140 caracteres limite, que atualmente incluiam qualquer coisa que fosse introduzida no campo de escrita, vão começar a ser contados apenas para o conteúdo escrito pelo utilizador. Conteúdo multimédia, nomes de utilizador e citações de outros utilizadores deixam então de “gastar” o espaço disponível.

Em maio, a empresa já tinha informado que iria deixar de contabilizar os conteúdos multimédia, no entanto essa alteração ainda não tinha sido efetuada. Segundo o The Verge, duas fontes familiarizadas com a empresa, confirmaram que estas novas alteração vão ocorrer no próximo dia 19 de setembro, no entanto, não se sabe se vão ser graduais ou em simultâneo.

Além do conteúdo multimédia, também os nomes de utilizador deixam de contar para os 140 caracteres, desde que estejam no início do tweet, como acontece quando se responde a alguma publicação. Com esta alteração os utilizadores ganham algum espaço de manobra para, mais facilmente, se poderem expressar.

Inicialmente a ideia dos responsáveis pela rede social era aumentar o limite do que era permitido introduzir num tweet. Mais tarde, a empresa considerou que este não era o caminho mais acertado, uma vez que, era esta limitação que tornava o Twitter aquilo que é nos dias que correm.

As alterações que devem ocorrer dia 19 de setembro vão permitir que o conteúdo das publicações seja focado no que os utilizadores querem dizer e nada mais, uma vez que apenas isso será contabilizado.

Texto editado por: Filomena Martins

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR