O Presidente francês, François Hollande, afirmou esta terça-feira que apoia “inteiramente” a iniciativa do presidente da Comissão Europeia de submeter a uma comissão de ética a contratação de Durão Barroso pelo banco norte-americano Goldman Sachs.

“Apoio inteiramente a iniciativa”, disse o Presidente francês numa conferência de imprensa conjunta com o homólogo romeno, Klaus Johannis, em Bucareste, citado pela agência France-Presse.

“Quando sabemos que o Goldman Sachs foi uma das causas das dificuldades com que nos deparámos” com a crise financeira de 2008, “isso justifica um procedimento como o que Juncker acaba de lançar”, acrescentou.

O Presidente francês referiu que já tinha “manifestado não apenas perplexidade em relação à escolha profissional de Barroso, como também a exigência de que as regras éticas sejam respeitadas e qualquer conflito de interesses afastado”, quando foi divulgada a contratação de Durão Barroso pelo banco.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, pediu ao antecessor, o ex-primeiro-ministro português José Manuel Durão Barroso, esclarecimentos sobre as funções que vai assumir na Goldman Sachs.

Durão Barroso presidiu à Comissão Europeia entre 2004 e 2014 e foi contratado em julho pelo banco norte-americano como conselheiro para as questões ligadas à saída do Reino Unido da União Europeia (‘Brexit’).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR