As prateleiras das lojas, repletas de botas e casacos quentes, já anunciavam há algum tempo aquilo que as recentes descidas de temperatura vieram confirmar: o outono está cada vez mais próximo. Afinal, o calendário não engana.

Em 2016, a meia-estação conhecida pela diversidade e contrastes veio acompanhada de um clássico luxuoso da era vitoriana — o veludo –, de espartilhos românticos que devem ser usados por cima de vestidos e casacos militares que parecem acabados de sair do exército ou da marinha. As flores, essas, também foram elevadas a título de tendência ao lado dos casacos insuflados e looks integrais vermelhos com um ou outro apontamento preto.

NEW YORK, NY - FEBRUARY 14: (L-R) Lily Aldridge, Irina Shayk, Gigi Hadid, Kendall Jenner, Karlie Kloss, Jourdan Dunn, Elsa Hosk and Alanna Arrington pose wearing Diane Von Furstenberg Fall 2016 during New York Fashion Week on February 14, 2016 in New York City. (Photo by Dimitrios Kambouris/Getty Images)

As propostas de Diane von Furstenberg para o próximo outono/inverno de 2016. © Dimitrios Kambouris/Getty Images

Para o outono/inverno, ainda nos esperam materiais irreverentes como o verniz de Valentino e lurex de Balenciaga, padrões coloridos de flores e animais — adiantam Alberta Ferretti e Sonia Rykiel –, peças tendência como os bombers segundo a tendência athleisure (que promove o uso de roupa desportiva fora do contexto da prática de desporto) e cores quentes como o amarelo e vermelho. Sem menosprezar o toque gótico da típica era vitoriana (fortemente destacado por Alexander McQueen e Marc Jacobs), ainda vão voltar as camisas largas e casacos de pelo para agradar a todas as temperaturas e todos os gostos.

Em homenagem a uma estação cada vez menos diferenciada das outras, reunimos em fotogaleria 15 tendências saídas das passerelles com as respetivas sugestões de compras.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR