A extinção acelerada de vários animais marinhos de grande porte está a contribuir para a chamada “sexta extinção” e vai ter efeitos devastadores nos oceanos durante “milhões de anos”. As conclusões são de um estudo publicado esta quarta-feira na revista Science.

O grupo de investigadores da universidade de Stanford prevê um futuro dramático para os ambientes marinhos, sem volta atrás. “A eliminação constante dos animais maiores dos oceanos, sem precedentes na vida animal, pode alterar os ecossistemas durante milhões de anos”, lê-se no estudo. Uma das causas apontadas para este estado está na pesca excessiva por parte dos humanos.

Jonathan Payne, um dos cientistas envolvidos, explica que a extinção dos animais de grande porte afeta a vida marinha. “A extinção total tem um impacto ecológico brutal porque os animais grandes desempenham um papel importante no ciclo de nutrientes e nas interações da rede alimentar”, refere. O cenário é negro mas o pior pode ser evitado, diz Payne: “Podemos evitar esse caminho com uma gestão muito adequada. É possível salvar ainda algumas espécies da extinção”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR