Chama-se GT-PHEV Concept o protótipo que promete brilhar mais alto no stand com que a Mitsubishi marcará presença na edição deste ano do Salão de Paris, que já no início de Outubro abrirá as suas portas. Trata-se de um protótipo que não só antecipa um futuro SUV de topo de gama fadado para as grandes viagens, e capaz de enfrentar com à-vontade todos os tipos de terrenos, como introduz a nova linguagem estilística da marca dos três diamantes.

Visualmente, a Mitsubushi faz questão de destacar a secção frontal imponente, derivada do conceito de design Dynamic Shield, cujo objectivo é transmitir a noção da sua capacidade para proteger tanto os ocupantes como o próprio veículo. De perfil, sobressaem as linhas horizontais musculadas e intensas, vincando o carácter polivalente e a robustez do modelo, enquanto a traseira é marcada pelo seu formato anguloso e pelos farolins ultrafinos.

Do interior deste protótipo ainda não foram divulgadas imagens, mas a marca japonesa sempre adianta que o GT-PHEV Concept recorre a um tablier horizontal para ajudar a criar um ambiente amplo e espaçoso. O habitáculo promete ainda ser envolvente e capaz de transmitir uma sensação de conforto e segurança, também por culpa do painel frontal dotado de uma consola central mais elevada. Os revestimentos em pele genuína de cor de vinho, em combinação com a cor exterior do tejadilho, conferem, por seu turno, ao cockpit uma maior distinção e exclusividade.

Mais importante, porque mais próxima da realidade, será a tecnologia instalada a bordo deste concept. O grupo motopropulsor, do tipo híbrido plug-in, inclui um motor a gasolina, três motores eléctricos de alto débito (um dianteiro e um para cada roda traseira) e uma bateria de alta capacidade da próxima geração, garantindo um desempenho melhorado face, por exemplo, ao conhecido do Outlander, em domínios como a geração de electricidade e a capacidade propulsora.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Assim, e para além de garantir a tracção integral, o sistema PHEV anuncia uma autonomia de 120 km no modo elétrico, e de mais de 1.200 km no modo combinado. O que, em conjunto com o controlo electrónico de estabilidade S-AWC, exclusivo da Mitsubishi, lhe permitirá assegurar uma elevada eficiência energética, prestações de nível superior e um comportamento dinâmico de referência, seja qual for o tipo de piso que o GT-PHEV Concept enfrente.

Ao mesmo tempo, o recurso às mais recentes soluções de conectividade permitirá ao condutor aceder a informações sobre a rota definida, dados relativos à meteorologia e às condições do piso ao longo da mesma, obtidos a partir de redes online e de sensores e câmaras a bordo. Algo que, por permitir uma gestão mais eficiente do consumo de electricidade e de combustível, além de contribuir para adoptar a configuração da tracção integral mais adequada para cada circunstância, tenderá a tornar a experiência de condução mais gratificante.

Também em Paris

A par do GT-PHEV Concept, a Mitsubishi exibirá na mostra parisiense o eX Concept, protótipo de um SUV compacto animado por um motor elétrico da próxima geração, estreado no Salão de Tóquio de 2015, e as versões de 2017 para o mercado europeu do Outlander e do Outlander PHEV, que assim se estreiam em público.

Este renovado Outlander destaca-se pela nova consola central, pelos revestimentos interiores de melhor qualidade e pela introdução de novos sistemas avançados de assistência ao condutor, como o Sistema de Mitigação de Colisões Frontais (agora com função de detecção de peões) e do Sistema de Detecção do Ângulo Morto. No caso específico do Outlander PHEV, referência obrigatória também para o novo Modo de Prioridade EV, que permite atribuir prioridade ao funcionamento exclusivamente em modo elétrico.