O álbum de Amália Rodrigues “Amália canta Portugal”, com material inédito, vai ser lançado esta sexta-feira no quadro da edição crítica da obra da fadista, iniciada com “Amália no Chiado”, em novembro de 2014.

Contactado pela agência Lusa, Frederico Santiago, coordenador da edição discográfica, pela Valentim de Carvalho, indicou que o CD reúne o trabalho de Amália no folclore, um dos géneros que a fadista também interpretou, em canções como “Malhão”, que ficaram muito conhecidas do público.

O álbum segue a edição discográfica ‘remasterizada’ e com inéditos retirados do arquivo da editora Valentim de Carvalho, que também já lançou “Fado Português”, “Tivoli” e “Someday”.

“Amália canta Portugal” reúne todo o folclore que Amália cantou, incluindo temas de Zeca Afonso, e versões nunca antes editadas, nomeadamente de “Verde Limão” e a canção tradicional algarvia “Tia Anica de Loulé”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Frederico Santiago está a desenvolver um trabalho de investigação e edição crítica da obra de Amália Rodrigues, com base nos arquivos da Valentim de Carvalho.

“Vai continuar, porque o nosso objetivo é editar a integral da Amália, e tem de ser por etapas, porque há imenso material inédito, entre ele versões que cantou e nunca foram editadas”, apontou.

Sobre a obra dedicada ao folclore, Frederico Santiago comentou que as pessoas “confundem a Amália só com o fado e ela interpretou todo o tipo de canções”.

“Amália era uma voz única, uma intérprete de alto nível e uma pessoa muito inteligente. Tinha uma maneira de cantar muito original e natural que era só sua, e nunca se contentava com o que fazia. Queria experimentar mais”, apontou o investigador.