O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter considera que o país vive um “ressurgimento do racismo” e instou líderes religiosos a criarem uma maior consciência sobre o assunto junto das suas comunidades.

Carter, de 91 anos, falava na quinta-feira no âmbito de uma conferência de igrejas batistas em Atlanta, Georgia, que tem como finalidade fomentar a colaboração entre as diferentes igrejas batistas.

O democrata instou os líderes religiosos reunidos no encontro a trabalharem juntos para uma maior colaboração entre as igrejas batistas de afroamericanos e brancos, como parte da iniciativa denominada Nova Aliança Batista, que criou em 2007.

O antigo Presidente norte-americano destacou a necessidade de a comunidade religiosa promover alianças multiétnicas para melhorar não apenas a convivência nas igrejas, mas também nas comunidades.

Carter criticou ainda o tom da atual campanha eleitoral nos Estados Unidos, que qualificou como “vergonhosa” em certa medida, assinalando que espera que sirva de lição aos norte-americanos na hora de elegerem os seus líderes no futuro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR