A nova ligação do Corredor Verde Central de Lisboa vai surgir na Rua das Murtas, em Alvalade — desde a Avenida do Brasil até à Alta de Lisboa.

Serão mais de 24 mil metros quadrados arborizados e o caminho terá zonas de lazer e 33 hortas urbanas, que ocuparão cerca de quatro mil metros quadrados, além de um circuito de fitness, na última e maior zona.

Novidade é uma zona dedicada à observação de aviões, prática cada vez mais comum que fez com que também a Junta de Freguesia dos Olivais decidisse construir um miradouro com vista para o Aeroporto Humberto Delgado.

A cerimónia de inauguração foi este sábado e foi assinalada com a plantação de uma árvore pelo vereador dos Espaços Verdes, José Sá Fernandes, que afirmou que “este é o início da concretização de mais um sonho“, segundo a Câmara de Lisboa. O vereador acrescenta ainda que este projeto visa aproveitar um espaço negligenciado:

É uma conquista de dois hectares e meio que ninguém estava a usufruir”, disse Sá Fernandes ao Público.

O corredor pedonal custará cerca de 250 mil euros à Câmara Municipal de Lisboa e, de acordo com o gabinete de Estrutura Verde e Energia, a obra deverá estar terminada antes da primavera do próximo ano.

Os terrenos para a nova ligação do Corredor Verde Central foram cedidos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) e serão administrados, em conjunto, pela autarquia de Alvalade e pela Câmara Municipal de Lisboa.

O Corredor Verde Central conta já com outras zonas verdes espalhadas pela cidade como o Corredor de Monsanto — que liga o Parque Eduardo VII ao Parque Florestal de Monsanto.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR