Foi encontrado o segundo maior meteorito do mundo. A descoberta foi feita na Argentina pela Associação de Astronomia da província argentina de Chaco.

A equipa encontrou o meteorito com cerca de 30 toneladas e que estará naquele local há mais de 4.000 anos. Segundo os investigadores, o meteorito caiu durante uma chuva de meteoros de origem metálica.

O meteorito milenar recebeu o nome Gancedo, em referência ao município onde foi encontrado. A sua extração foi dificultada pela quantidade de água presente no poço onde se encontrava, informa o El País. A equipa também nunca julgou que o objeto encontrado tivesse tanto peso.

[Vídeo da extração do meteorito.]

https://www.youtube.com/watch?v=lXehKIbMn5s

A investigação concluiu que quando entrou na atmosfera terrestre, o asteroide teria entre 600 e 800 toneladas e que a sua fragmentação resultou numa chuva de meteoritos, que causaram uma série de crateras. O local onde se formaram as crateras ficou conhecido como Campo de Cielo (“Campo do céu”).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O asteroide recuperado é constituído por 92% de ferro e entre 6 e 7% de níquel.

O Gancendo só perde em tamanho para o meteorito de Hoba, encontrado na Namíbia. O objeto extraterrestre pesa cerca de 60 toneladas e não se terá fragmentado, depois de entrar na atmosfera. O asteroide nunca foi removido e tornou-se uma atração turística.

Hoba meteorito meteorite

O meteorito de Hoba, um objeto extraterrestre que se tornou um ponto turístico.