Chama-se Gelinaz Grand Shuffle Two, acontece a 10 de novembro de 2016, durante 24 horas, em 20 países diferentes e envolve 60 chefs. Desses, 40 vão trocar de vida por três dias e restaurante por uma noite, entre eles dois portugueses: Alexandre Silva e José Avillez. Escrito assim, tudo de uma vez, é coisa para provocar mais confusão que esclarecimento. Portanto, vamos por partes.

Gelinaz é um projeto/coletivo de chefs da autoria do italiano Andrea Petrini, jornalista, escritor, mentor de festivais e descrito pela Time como um criador de estrelas da cozinha e uma das personalidades mais influentes da gastronomia a nível mundial. Em entrevista ao jornal Público, em 2015, (que merece ser lida na íntegra), dizia que uma das coisas que mais o aborrecia era a rotina. Assim, não é de admirar que trate ele próprio de criar eventos que quebram essa mesma rotina — não só de quem come mas também, e principalmente, a de quem cozinha.

PETRINI14

O italiano Andrea Petrini, mentor do projeto Gelinaz.
(foto: Facebook / D.R)

Este Grand Shuffle Two (Two porque é a segunda edição) é um deles. Reúne 60 dos melhores chefs do mundo inteiro, para uma maratona de jantares que acontecerão em 20 países diferentes, ao longo de 24 horas consecutivas, graças aos respetivos fusos horários. Desses 60 chefs, 40 vão trocar diretamente de restaurante. E de fornecedores. E de casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Expliquemos melhor: durante três dias, cada chef viverá na casa daquele com quem trocou de lugar, comprará os produtos que o outro costuma comprar e na noite de 10 de novembro será responsável por manter o bom nome do restaurante do seu par, servindo um menu de 8 pratos. O público, que deverá comprar os bilhetes com antecedência — foram postos à venda hoje — só saberá quem será o chef responsável pela sua refeição no próprio dia do evento.

Restaurante Belcanto, chef José Avillez, Lisboa.Foto- Paulo Barata 2016

O chef responsável por substituir José Avillez nesta cozinha, a do Belcanto, só será conhecido no próprio dia do jantar. (foto: © Paulo Barata)

Desta lista de 40 chefs fazem parte os portugueses José Avillez e Alexandre Silva. Logo, a 10 de novembro o seu lugar será ocupado nas cozinhas de Belcanto e Loco, respetivamente, por um dos outros 38. As hipóteses incluem uma série de galáticos da cozinha, como Massimo Bottura, da Osteria Francescana (1º da lista World’s 50 Best Restaurants e três estrelas Michelin) Virgílio Martinez, do Central, em Lima (4º da mesma lista), Annand Gaggan, do Gaggan em Bangkok (23º), o brasileiro Alex Atala do D.O.M, em São Paulo (11º e 2 estrelas Michelin), René Redzepi, do Noma, em Copenhaga (5º e 2 estrelas Michelin) e tantos, tantos outros.

LOCOPB4

A 10 de novembro a cozinha do Loco estará a cargo de um chef que poderá vir do outro lado do mundo. (foto: © Paulo Barata)

Já em Bruxelas, na chamada sede, ficarão concentrados 20 outros chefs, que reinterpretarão, para quatro jantares de três horas cada, as receitas que os outros 40 vão criar baseadas nas expectativas que terão do seu restaurante de acolhimento. Aqui brilhará, de novo, um português, Leonardo Pereira. Ao seu lado estarão outros nomes consagradíssimos desta área, como o espanhol Albert Adrià ou o argentino Mauro Colagreco.

O quê? Grand Gelinaz Shuffle Two
Onde? Em 20 países, incluindo Portugal (Belcanto e LOCO, ambos em Lisboa)
Quando? Dia 10 de novembro de 2016
Quanto? O preço de cada jantar varia. No Belcanto começa nos 200€ por pessoa e no Loco começa nos 175€. Serão servidos menus de degustação de oito pratos e as bebidas não estão incluídas no preço.
Reservas? No site da organização. Aqui para o Belcanto e aqui para o Loco.