O Presidente do Brasil, Michel Temer, comprometeu-se, na terça-feira, num encontro com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em Nova Iorque, a receber mais refugiados sírios no país, de acordo com um comunicado do governo. Segundo dados do Ministério da Justiça, até agora o Brasil recebeu 2.298 pessoas que fugiram da guerra síria.

De acordo com a mesma fonte, Michel Temer falou a Ban Ki-moon do projeto que tramita no Congresso brasileiro para criar uma nova lei de migrações para “garantir direitos e estabelecer o visto de acolhimento humanitário, instrumento já utilizado para 85 mil haitianos que deixaram o país caribenho depois do terramoto de 2010”.

No encontro, o chefe de Estado reafirmou o compromisso do país em continuar a apoiar o Haiti com ações humanitárias.

O Brasil lidera a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti desde 2004 e já enviou para o país mais de 33 mil militares, lê-se na mesma nota.

Mais cedo, no seu primeiro discurso na assembleia-geral da ONU, Michel Temer manifestou a sua visão sobre os problemas causados pelas crises e conflitos, que geraram milhares de refugiados.

“A vulnerabilidade social de muitos, em muitos países, é explorada pelo discurso do medo e do entrincheiramento. Há um retorno da xenofobia. Os nacionalismos exacerbados ganham espaço. Em todos os continentes, diferentes manifestações de demagogia trazem sérios riscos”, alertou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR