Pedro Filipe Soares, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), explicou que o Governo tinha conhecimento de que Mariana Mortágua iria divulgar a proposta de tributar imóveis acima de 500 mil euros.

Em entrevista à TSF, o líder parlamentar afirmou: “Fizemo-lo com o conhecimento do Governo e por isso enquadrada numa estratégia mediática aceite pelas duas partes que estiveram à mesa tanto na elaboração da proposta, como sobre a forma como tornar pública esta proposta”.

Pedro Filipe Soares explicou que a negociação entre Bloco de Esquerda e o PS foi feita antes do debate orçamental e foi tratada com “toda a seriedade e com respeito” das relações entre os partidos.

O líder parlamentar explicou que sendo a segunda vez que o Bloco se encontra a negociar um Orçamento de Estado, já sabe “muito melhor” como é feito o processo, reconhecendo a importância da negociação entre partidos e Governo. Soares explica também que desta vez o Bloco tem um melhor conhecimento do peso que a Comissão Europeia tem nas negociações do OE.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A preparação do Orçamento do Estado para 2017 tem sido marcada pelo procura de acordos, explica o líder parlamentar do BE, que assegurou que estão a ser estudadas “alternativas às medidas que estão em cima da mesa”, mas tendo sempre em vista “a reposição de rendimentos”.

Segundo a TSF, Pedro Filipe Soares admite a divergência com o PS sobre a posição a assumir face às instituições europeias. O BE defende uma posição “mais proativa” e os socialistas defendem a necessidade de criar “uma onda de transformação à escala europeia”.

Soares não garantiu a duração do acordo entre PS, BE e PCP, afirmando que “nenhum de nós fez o acordo a pensar quando o vai romper”, garantindo no entanto que ninguém “poderá ser forçado a manter o acordo se não se sentir bem com ele”.