Está marcada para o Salão de Paris a estreia oficial de uma nova e mais radical versão do primeiro SUV da Seat. Ciente de que a clientela do Ateca “convencional” é, essencialmente, urbana, e passará 95% do tempo sobre o asfalto das ruas da cidade, das estradas e das auto-estradas, a marca de Martorell também sabe que há quem, pelo seu estilo de vida ou até por necessidade, passe bastante mais tempo fora de estrada.

Foi a pensar nestes utilizadores, que passarão pelo menos 25% do tempo a bordo do seu automóvel a enfrentar condições offroad, que nasceu o Ateca X-Perience. Uma proposta de carácter mais aventureiro, capaz de chegar onde a maioria dos actuais SUV não chega, e que pretende demonstrar o potencial e as possibilidades de evolução da família Ateca no futuro.

ATECA-Xperience-07

Pneus de vocação TT e perfil mais elevado do que o normal

Principal factor distintivo do Ateca X-Perience, a sua dotação mecânica. A suspensão mais elevada garante, naturalmente, uma maior altura ao solo. Para ajudar a superar pisos e obstáculos mais exigentes, lá está, também, a tracção integral 4Drive – conta com uma embraiagem Haldex da quinta geração, capaz de distribuir o binário entre os dois eixos de forma praticamente instantânea, em função da situação de condução, das condições de aderência do terreno e das próprias preferências do condutor, definidas através do sistema Drive Profile para selecção dos modos de condução (Normal, Sport, Eco, Individual, Neve e Offroad).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A auxiliar o sistema 4Drive estão o diferencial electrónico XDS, o controlo electrónico de descidas HDC (Hill Descent Control) e os pneus de vocação “TT e perfil mais elevado do que o normal, montados em jantes de 18”. Ao passo que sob o capot está instalado o motor 2.0 TDI, na sua versão de 190 cv e 400 Nm, combinado com a caixa pilotada de dupla embraiagem e sete relações DSG7, com patilhas de comando no volante.

Estética alinhada com a vocação

Mas as aptidões “TT” do Ateca X-Perience começam por ser evidentes logo num primeiro olhar. Atente-se nas saias laterais mais pronunciadas, na protecção de cárter, nos difusores dianteiro e traseiro, no deflector colocado no topo do portão traseiro, nos guarda-lamas dianteiros específicos, no desenho exclusivo das jantes de liga de 18”, nas barras de tejadilho cromadas – e, claro, nos emblemas 4Drive e X-Perience colocados no portão traseiro. Até a pintura mate de cor verde azeitona é sinónimo de aventura e incursões fora de estrada, sendo aqui rematada por aplicações em laranja no spoiler dianteiro, nas caixas dos espelhos e nas pinças de travão, com o intuito de sublinhar o caráter mais técnico do veículo.

ATECA-Xperience-10

O interior do Ateca X-Perience alude a um contacto próximo com a natureza

A iluminação ambiente por LED e o recurso a tonalidades relacionadas com o exterior e a natureza (como as cores de terra, de café e o verde), mais uma vez combinadas com apontamentos laranja (pespontos do volante, dos bancos e do fole da alavanca de comando da caixa de velocidades) são as primeiras notas de destaque no habitáculo. Sendo ainda dignos de menção os bancos desportivos revestidos a pele bicolor, os tapetes em borracha (para proteger as alcatifas da lama e da terra), a inscrição X-Perience no volante desportivo, nas soleiras das portas em alumínio e a placa cromada que reveste a secção superior do plano de carga.

Segurança e conectividade

Em termos de segurança, o Ateca X-Perience conta com os atributos já conhecidos dos restantes membros da sua gama. Caso do Traffic Jam Assist (que coordena o funcionamento do assistente de saída involuntária de faixa de rodagem e do cruise control adaptativo) e do Front Assist com função de travagem de emergência e capaz de reconhecer veículos e peões. Os sistemas de reconhecimento de sinais de trânsito, de estacionamento automático, e de monitorização do ângulo morto e de reconhecimento de tráfego pela traseira estão igualmente presentes. Tal como a câmara panorâmica de 360°, o Emergency Assist e o assistente de máximos.

No domínio da conectividade, marcam presença os sistemas de infoentretenimento de última geração, dotados de soluções como o Easy Connect, a ligação Seat Full Link (incorpora as funções Apple CarPlay e Android Auto), o sistema multimédia Media System Plus com ecrã de 8” ou a Connectivity Box, que permite carregar smartphones por indução. Sem esquecer a exclusiva Seat Connect App.

O Ateca X-Perience assume-se, pois, como um exercício pensado para satisfazer os adeptos de um estilo de vida mais aventureiro, e para demonstrar as capacidades da Seat para ir mais além num dos mais competitivos segmentos do mercado da actualidade. Mas que, nem por isso, deixará de lançar três novos modelos durante o próximo ano.