A CNBC deu o primeiro alerta: o Twitter anda a negociar uma eventual aquisição e a Google e a Salesforce estão entre as interessadas. A notícia fez com que os mercados norte-americanos abrissem com as ações da empresa liderada por Jack Dorsey, e que tem um valor de mercado de 11,8 mil milhões de euros, a subir perto de 22%.

Mais tarde, o TechCrunch juntou outros nomes às negociações: a Microsoft e a Verizon, apesar de o interesse da Microsoft, explica a publicação, ser uma tentativa de impedir que a rede social chegue às mãos da Salesforce. A empresa recusou-se a prestar comentários ao TechCrunch.

A confirmar-se a compra por parte da Salesforce, esta torna-se na maior aquisição do gigante tecnológico que desenvolve soluções de software para empresas. Só na primeira metade do ano, a Salesforce já gastou mais de 4 mil milhões de dólares (3,5 mil milhões de euros) em aquisições.

De acordo com o TechCrunch, a Salesforce pode querer usar o Twitter para expandir o negócio para uma área diferente. Exemplo: pode ajudar a alimentar a sua plataforma de análise de dados com a informação recolhida junto dos 313 milhões de utilizadores ativos mensais da rede social, em tempo real.

Quanto ao Google, era o nome mais previsível para esta aquisição, tendo em conta que tem mais capital disponível para a compra. Segundo o que foi estimado no início do ano, serão precisos 73,1 mil milhões de dólares (65,2 mil milhões de euros) para comprar a empresa de Jack Dorsey.

De acordo com o Financial Times, o Twitter já teve algumas conversas preliminares com a Google e a Salesforce para obter um possível acordo para a venda. A negociação deverá ficar concluída no final do ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR