Em 1999, os britânicos Blur lançaram Coffee & Tv, tema composto e cantado pelo guitarrista Graham Coxon, que ainda hoje é entoado em uníssono a cada concerto da banda. Mas se a canção tivesse sido lançada na atualidade, talvez fizesse mais sentido chamar-lhe Coffee & Magazines, tal a quantidade crescente de espaços dedicados a misturar café de especialidade com uma boa seleção de revistas — casos do Kioskafé, em Londres, responsabilidade da britânica Monocle ou do Public Coffee Roasters, em Hamburgo.

Ora “Coffee and Magazines” é, sem tirar nem pôr, a assinatura do novo Hello, Kristof, espaço de inspiração nórdica clara e assumida — no nome e no visual — que acaba de abrir em Lisboa e onde não só se pode beber um café 100% arábica, seja expresso, americano, capuccino ou latte, e acompanhar com um bolo caseiro ou uma tiborna, como consultar diversas revistas independentes, de diferentes temas e origens.

hellokristof5

“Tento escolher revistas interessantes, de nicho, que agradem ao tipo de clientes que nos procura”, diz Ricardo Galésio, responsável pelo Hello, Kristof.
(foto: © Divulgação / hellokristof.com)

Quem é o Kristof?

“O Kristof não é ninguém em especial, simboliza apenas essa inspiração nórdica. Podia ser outro nome qualquer do género. Ainda assim já vai havendo quem me chame Kristof”, conta Ricardo Galésio, o designer gráfico responsável por este projeto, cujo início foi mais acidentado que auspicioso — no primeiro dia em que abriu o café ao público, há cerca de um mês, Ricardo cortou-se num dedo e respetivo tendão ao fim de apenas 20 minutos. Resultado: teve de encerrar o Hello, Kristof e dar entrada no hospital, onde acabaria por ser operado. Esta semana, o café reabriu definitivamente e, até ao momento, sem incidentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Sempre quis ter um negócio assim, mas foi uma viagem que me inspirou para concretizar essa ideia”, recorda Ricardo. Curiosamente, a dita viagem não teve como destino Estocolmo ou Copenhaga, antes Nova Iorque. E a epifania também não se deu num café, mas sim numa boutique de produtos de beleza. “Foi numa loja da Aesop que percebi o que queria para o meu espaço.”

Quando regressou, o designer — que entretanto tirou um curso de barista — dedicou-se à procura de um local que pudesse acolher o que idealizara. “Esta zona [Poço dos Negros] interessava-me especialmente, por estar em mudança, com negócios novos a aparecer. Isto era uma tabacaria que estava fechada há 20 anos. Tentámos manter a estrutura original: mantivemos o pé direito, arranjámos o estuque, restaurámos a porta…”

hellokristof2

O espaço, que era uma tabacaria fechada há 20 anos, foi completamente restaurado, sem perder, contudo, a sua estrutura principal. (foto: © Divulgação / hellokristof.com)

O mobiliário, exceto as cadeiras, foi desenhado pelo seu irmão Marco, um engenheiro químico de formação que em 2015 criou a marca Azzoto. Também neste aspeto o traço nórdico é evidente. “Mesmo no meu trabalho como designer sempre fui inspirado por estes visuais”, explica Ricardo, cuja paixão pelas revistas também está ligada ao seu percurso profissional.

“Trabalhei sempre nesta área, atualmente ainda desenho a DIF. Para aqui tento escolher revistas de que goste, sejam interessantes e que agradem ao tipo de cliente que nos procura.” Entre a seleção atual conta-se, por exemplo, a japonesa Popeye, que se foca em moda masculina, a americana Ambrosia, sobre comida, ou a itenerante Boat, que dedica cada número a uma cidade diferente. E nem sequer falta uma revista sobre café, neste caso a Drift.

A ideia é ir renovando o stock disponível a pouco e pouco, contando, para tal com a ajuda dos responsáveis da Under The Cover, com quem Ricardo está a estudar fazer uma parceria. Até porque o conceito de combinar revistas e café tem despoletado uma reação curiosa por parte dos clientes que ali se dirigem sozinhos: “Noto que tem servido de substituto ao telemóvel. Vejo as pessoas a pousar os telemóveis e a ler”, revela o responsável. Talvez as notícias da morte do papel sejam manifestamente exageradas. Pelo menos aqui.

Nome: Hello, Kristof
Morada: Rua do Poço dos Negros, 103 (São Bento), Lisboa
Horário: De segunda a sexta, das 09h às 18h. No futuro é possível que comecem a abrir ao fim de semana.
Site: www.hellokristof.com