As Jornadas Europeias do Património decorrem entre esta sexta-feira e domingo com cerca de 800 eventos culturais de entrada livre em 150 concelhos do país, visando sensibilizar o público para a importância da salvaguarda do património.

Iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia que envolve mais de 50 países, as jornadas são organizadas em Portugal pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que irá apresentar esta sexta-feira, às 18h30, o programa completo dos eventos.

Visitas guiadas e temáticas, espetáculos de música, dança, teatro, circo, teatro de marionetas/fantoches, exposições, animação de rua, recriações e encenações históricas, palestras, conferências, debates e seminários estão previstos no programa de norte a sul do país.

Também vão ser realizadas sessões de leituras de contos, poesia e lendas, rotas patrimoniais, itinerários culturais, peddy papers e rally papers, ateliês lúdicos e oficinas pedagógicas, jogos tradicionais, de época e jogos de descoberta, feiras e festivais, lançamento de publicações, documentários, e filmes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A abertura oficial das Jornadas Europeias do Património 2016 decorre a partir das 15h00 desta sexta-feira, no Museu Nacional de Etnologia, em Lisboa, com o encontro “Desenhar o Mundo” no âmbito do projeto de sensibilização “(A)riscar o Património”, e o programa oficial é apresentado às 18h30 com a presença do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Entre as 21h00 e as 23h00 haverá projeções de imagens sobre as fachadas do Museu Nacional de Etnologia, sob a temática “Comunidades e Culturas: Um Museus Muitos Mundos”.

O programa completo está disponível online.