Nostalgia

Olhe bem: este era o dia a dia em Lisboa do início do século XX

170

Que tal uma viagem no tempo? A exposição "Lisboa uma grande surpresa " mostra as fotos antigas da vida nas ruas da cidade entre 1898 e 1908.

Autor
  • Hugo Tavares da Silva

E se pudesse meter uma moedinha na máquina do tempo e viajasse até a uma Lisboa da viragem do século XIX para o século XX? Pois bem, já está: bem-vindo ao passado. “Lisboa uma grande surpresa”, uma exposição da responsabilidade do Fundo Antigo do Arquivo Municipal de Lisboa/Fotográfico, estará em exibição entre 23 de setembro e 23 de janeiro, no Arquivo Fotográfico Municipal, na Rua da Palma, perto da estação de metro do Martim Moniz.

Os nomes dos inventores desta viagem, os fotógrafos, até estiveram na sombra durante praticamente um século. José Candido d’Assumpção e Souza (1856-1923) e Arthur Júlio Machado (1867- 1947), então desenhadores da CM Lisboa, retrataram a cidade durante dez anos (1898-1908), à boleia de vistas de bairros históricos, paisagens, ruas, praças e monumentos. Os autores captaram ainda a verdade e a vida da cidade, com transeuntes, crianças e vendedores nas suas atividades banais do dia-a-dia.

“Há uma intenção clara de inventariar, mapear, cartografar e fotografar no levantamento prédio a prédio”, pode ler-se no site do Arquivo Municipal, “assim como noutros registos a decorrer na cidade da época, discutidos e apoiados pela Câmara, acompanhando as tendências europeias de modernização da cidade”.

A seleção das 130 fotografias e informação, extraídas do Arquivo Municipal e do Museu de Lisboa, foi levada a cabo por uma equipa de investigadores liderada pelo fotógrafo José Luís Neto, conta O Corvo. “Há aqui imagens absolutamente fantásticas”, disse Neto à mesma publicação. Sobre José Candido d’Assumpção e Souza e de Arthur Júlio Machado, assegurou: “São, sem dúvida, dois nomes importantes para a história da fotografia portuguesa”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site