“Num ano eleitoral normal, estaríamos a comparar os dois candidatos presidenciais, lado a lado, nas várias edições. Mas este não é um ano eleitoral normal. Uma comparação desse género seria um exercício vazio, numa corrida onde um candidato — a nossa escolha, Hillary Clinton — tem um currículo e uma série de ideias pragmáticas, e o outro, Donald Trump, nada revela de concreto sobre si próprio ou sobre os seus planos, enquanto promete a lua e oferece as estrelas a prestações.”

Assim começa o editorial do The New York Times que este sábado foi publicado na edição online do jornal norte-americano e no qual é anunciado o apoio à candidatura de Hillary Clinton à presidência dos Estados Unidos da América (a versão em papel sai na segunda-feira, dia do primeiro debate televisivo que vai opor Clinton e Trump). E logo a seguir, vem o aviso: o jornal irá explicar, mais à frente, porque acredita que Trump “é o pior candidato que alguma vez um grande partido americano nomeou, na história moderna da América”.

No editorial, o jornal explica que não deseja que os americanos votem em Hillary apenas porque ela não é Donald Trump, mas porque acredita que a ex-secretária de Estado tem capacidades e qualidades para enfrentar os maiores problemas do país e do mundo.

“O nosso apoio está alicerçado no respeito pelo seu intelecto, experiência, firmeza e coragem de uma carreira de um serviço público quase contínuo, feito muitas vezes como primeira ou única mulher na arena.”

O The New York Times manifesta sempre o seu apoio a um dos candidatos à Casa Branca. Apoiou Barack Obama, John Kerry, Al Gore e Bill Clinton, para falar dos mais recentes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR