Um dia após Bruce Springsteen referido a Donald Trump com a preocupação de que “os Estados Unidos estão sob o cerco de um idiota”, o U2 juntou-se à crítica ao candidato republicano à Casa Branca em forma de espetáculo visual.

Durante um concerto no iHeartRadio Festival, em Las Vegas, o grupo irlandês fez uma montagem em que utilizou algumas imagens de um discurso que Donald Trump fez, em agosto, para pedir o voto dos eleitores afro-americanos, intercaladas com registos dos casinos da cidade, ao som da canção Desire.

“Estão prontos para apostar? Estão prontos para apostar os vossos carros?”, pergunta Bono ao público. Em seguida, Donald Trump aparece no ecrã a questionar: “O que vocês têm a perder?”. O líder dos U2 continua: “Estão prontos para apostar as vossas casas?”.E Trump aparece outra vez a repetir a pergunta: “O que vocês têm a perder?”.

Por fim, Bono pergunta: “Estão prontos para apostar o sonho americano?”. No ecrã, o grupo recupera o discurso de Trump durante o anúncio da sua pré-candidatura pelo partido republicano, em 2015, em que diz que “o sonho americano está morto”. “O sonho americano está vivo”, grita Bono no palco. O grupo sobe o volume da música. Para finalizar o diálogo imaginário, Trump aparece no ecrã mais uma vez a repetir “o que vocês têm a perder?”. “Tudo”, responde Bono.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O vídeo da crítica a Trump no concerto do U2 rapidamente começou a circular nas redes sociais:

Ainda esta semana, Bono Vox já havia criticado Donald Trump numa entrevista ao canal americano CBS. “Donald Trump é potencialmente a pior ideia que já aconteceu na América. (…) A América é uma ideia, construída em torno da justiça e da igualdade para todos. Acho que ele sequestrou o Partido Republicano, e está a tentar sequestrar a ideia de América. E isso é muito perigoso”, assegurou.