Foi na passada sexta-feira que ocorreu o acidente que envolveu um dos carros autónomos da Google e uma carrinha comercial. A empresa detentora do carro que conduz sozinho já confirmou que a culpa não foi da condução automática mas sim do outro condutor que passou um sinal vermelho.

O embate ocorreu em Mountain View, na Califórnia, onde decorrem os testes na via pública. O veículo seguia em modo automático e, após arrancar num cruzamento, seis segundos depois de o semáforo ficar verde, uma carrinha comercial não parou no sinal vermelho e embateu no Lexus RX 450 SUV da Google. O condutor que seguia no carro autónomo ainda tentou travar, mas os reflexos não foram suficientemente rápidos para evitar a colisão.

Em declarações ao site 9to5Google, a empresa reforçou que a culpa não tinha sido do Lexus e que passar um sinal vermelho é a principal causa de acidentes rodoviários nos Estados Unidos. Cerca de 94% desses acidentes acontecem devido a um erro humano e essa é uma das causas que leva a empresa a querer apostar num serviço de condução 100% autónomo.

Este não é o primeiro acidente em que os carros da Google estão envolvidos. Em fevereiro, houve um pequeno percalço de que a Google foi responsável. No entanto, nenhum dos acidentes provocou feridos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR