A “start-up” chinesa LeEco posiciona-se cada vez mais como uma forte concorrente da Tesla. Pouco mais de um mês depois de anunciar a construção de uma fábrica para veículos eléctricos na China, capaz de produzir anualmente 400 mil carros, a LeEco fez agora saber que conseguiu reunir fundos na ordem dos 891,5 milhões de euros, montante que lhe permitirá iniciar a produção do LeSEE – espécie de coupé desportivo de aspecto futurista e movido exclusivamente a energia eléctrica.

O anúncio foi feito pela empresa-mãe, a também chinesa Le Holdings Co., segundo a qual o projecto pode avançar graças ao investimento feito por várias outras companhias chinesas no projecto. Nomeadamente a Legend Holdings, a Yingda Capital Management e a China Minsheng Trust.

Quanto ao protótipo apresentado em 2015, embora pouco se conheça ainda – a não ser o facto de que será movido exclusivamente a energia eléctrica e deverá atingir velocidades de 209 km/h –, a LeEco esclareceu já que o LeSEE é um produto destinado primeiramente ao mercado chinês, o qual mostra uma apetência extraordinária para os veículos eléctricos. Desde logo, devido às restritivas leis anti-poluição que o país tem vindo a impor.

As metas estabelecidas para o LeSEE não podiam ser mais ambiciosas, com os responsáveis a assumirem que esperam vender cerca de 400 mil unidades por ano do modelo. O qual, acrescentam, será melhor que a referência Tesla Model S, “em todos os aspectos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR