A Google, hoje uma das maiores companhias de tecnologia do mundo, começou por ser apenas um projeto de Larry Page e de Sergey Brin, em 1996, quando ainda estudavam na Universidade de Stanford, na Califórnia. O motor de busca começou por se chamar BackRub e só em 1997 é que ficou registado como Google.

Como não podia faltar, o doodle – animação do motor de busca que faz referência, através de ilustrações, a datas importantes – não deixou passar a data e dá os parabéns à empresa.

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Para marcar esta data, deixamos 18 curiosidades, truques e dicas sobre a empresa e o motor de busca mais conhecido da Internet.

O início do Google Doodle

O primeiro doodle da empresa, criado em 1998, foi desenhado pelos próprios criadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin, para alertarem os utilizadores no caso dos servidores irem abaixo.

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Pesquisas tortas

A Google tem o hábito de criar pequenos truques em tudo o que faz. O motor de busca não é diferente e está repleto daquilo a que a companhia chama de “easter eggs” (Ovos da Páscoa). Um deles surge quando pesquisa “askew“. Ao fazer esta pesquisa, a página surge um pouco inclinada.

Google para fãs de Star Trek

Para aqueles que gostam de Star Trek, a Google tem uma surpresa que talvez não conheçam. Existe um site semelhante ao motor de busca original mas escrito na língua dos Klingons.

Vamos jogar no Google?

Se pesquisar nas imagens do Google por “atari breakout“, um jogo bastante famoso, vai ficar surpreendido. As imagens começam a encolher e está agora a dar início ao jogo.

Armazenar tudo dentro de uma caixa feita de LEGO

Em 1996, quando o gabinete da empresa era algo tão básico como uma garagem, o primeiro equipamento de armazenamento eram dez unidades de discos de 4GB (na altura era já algo de topo) que estavam armazenados numa estrutura feita de LEGO. Assim era fácil de expandir e também saía muito mais barato.

Um temporizador e um cronómetro sempre à mão

Já lhe aconteceu precisar de cronometrar algo ou então precisar de um temporizador para não deixar queimar o almoço, enquanto anda a navegar pela Internet? O Google ajuda. Pesquise “set timer for” e introduza o tempo que precisa. Depois de iniciar a pesquisa inicia também a contagem decrescente.

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Não só conta o tempo como também faz contas

Claro que se consegue criar um temporizador também é capaz de o ajudar com contas. Sempre que precisar de uma calculadora, só tem de pesquisar a conta que precisa de realizar e, automaticamente, surge uma calculadora nos resultados de pesquisa.

Até anda à roda

Este truque só funciona utilizando o navegador da empresa. Abra o Google Chrome e pesquise “do a barrel roll“. É algo que o deixa às voltas com a situação.

Com tudo isto o Google também fica louco

Se quiser ver como pode afetar o Google é só pesquisar “Google Louco” e escolher a opção “Sinto-me com Sorte“. O motor de busca nem vai saber o que lhe aconteceu.

Cabras em vez de químicos para cortar relva

Em 2009, a empresa decidiu alugar 200 cabras a uma companhia em Mountain View. Mas para que queria a Google tantos animais? Simplesmente para cortar a relva no campus da empresa. Em vez de utilizarem químicos, optaram pelo método mais natural.

Dois milhões por segundo

A cada segundo que passa, os números apontam para cerca de dois milhões de pesquisas. É um elevado número para cada segundo que passa.

Sinto-me com Sorte

O botão “Sinto-me com Sorte” presente no motor de pesquisa da companhia custa cerca de 110 milhões de dólares por ano. Mas como pode um botão custar tanto? Simples. Ao utilizar este método de pesquisa não surge qualquer publicidade associada à pesquisa em questão.

O primeiro tweet tinha de ser diferente

Como quase todas as empresas, também a Google está pelo Twitter. O primeiro post teve de ser diferente e original, como não podia deixar de ser.

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Primeiro logótipo

O primeiro logótipo da empresa tinha o tipo de letra Baskerville Bold e foi criado no programa de edição de imagem GIMP. Entre setembro e outubro de 1998 vigorou este logótipo e depois sofreu uma pequena alteração, aparecendo com sombras e um “!” no final. Este segundo foi a imagem de marca do motor de busca de outubro de 1998 a maio de 1999.

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A mudança do tipo de letra

O tipo de letra foi mudando ao longo dos anos no logo da empresa e passou a ser mais arredondado. A última alteração foi recente, tendo ocorrido a 1 de setembro de 2015.

Tragédias não têm cores

Quando acontece ou é recordada alguma tragédia, a Google substitui o logótipo clássico por uma versão incolor. Esta mudança pode durar dias inclusive. A primeira vez que foi utilizado foi na Polónia, em 2010, após o acidente de avião que matou o presidente Lech Kaczyński.

Simples e rápido

A página inicial do motor de busca da Google é simples e básica por uma razão. Esta é a página que carrega mais rapidamente na Internet.

Uma das melhores empresas para se trabalhar

A Google é considerada, há vários anos, uma das melhores empresas para se trabalhar. Uma das vantagens é a liderança baseada na comunicação entre a empresa e os colaboradores assim como a satisfação dos funcionários em relação às chefias, aos locais de trabalho e ainda à liberdade na execução das suas funções.

[Texto editado por Marlene Carriço]