Os empréstimos concedidos pelos bancos a particulares com o destino habitação continuaram a cair em agosto (-2,7%) em termos homólogos, assim como os concedidos a sociedades não financeiras (-2,5%), segundo dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

Em julho, as taxas de variação anual (tva) destes empréstimos já tinham sido negativas em 2,7% e 2,2%, respetivamente.

De acordo com o BdP, em agosto, a tva dos empréstimos concedidos às famílias mantiveram-se em -1,7%, com a tva do crédito à habitação a permanecer nos -2,7% e a do crédito ao consumo e outros fins a aumentar 0,3 pontos percentuais para os 3%.

Os indicadores de incumprimento dos empréstimos concedidos às famílias, de acordo com a informação disponibilizada pelo BdP “não se alteraram relativamente ao mês anterior”, com o rácio de crédito vencido a manter-se em 5,2% e a percentagem de devedores com crédito vencido em 14,1% (6,4% no crédito à habitação e 15,6% no crédito ao consumo).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No que diz respeito aos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras, segundo a instituição, em agosto, a tva dos empréstimos concedidos diminuiu 0,3 pontos percentuais, situando-se em -2,5%.

“A tva dos empréstimos às empresas privadas exportadoras decresceu 0,7 pontos percentuais em relação ao mês anterior, fixando-se em -0,3%”, refere.

O rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras, por sua vez, aumentou 0,2 pontos percentuais para 16,7%.

A percentagem de devedores com crédito variou 0,1 pontos percentuais, fixando-se em 29,5%.

Segundo o BdP, as empresas privadas exportadoras apresentaram um rácio de crédito vencido de 7,0% (+0,2 pontos percentuais face a julho) e uma percentagem de devedores com crédito vencido de 10,6% (+0,3 pontos percentuais do que no mês anterior).