No primeiro debate presidencial, Hillary foi peremptória ao sugerir que uma das razões que podem justificar a não apresentação da declaração de rendimentos por parte de Donald Trump se pode dever ao facto de este não ter uma fortuna tão grande quanto a que diz que tem. “Ou não é tão rico, ou não o fez muito bem, ou não quer que os americanos saibam que não pagou nada em impostos federais”, alvitrou a antiga primeira-dama dos EUA.

Certo é que, entre 1991 e 2009, o candidato republicano já declarou por quatro vezes a falência e que o maior site de comércio electrónico do mundo, o eBay, costuma servir de ferramenta para vender alguns dos seus bens. O mais recente foi um Lamborghini Diablo VT Roadster, de 1997.

O superdesportivo italiano, que marcava 24.586 km (média anual de 1.294 km percorridos), acabou por ser vendido por cerca de 408 mil euros, o que não deixa de ser uma soma impressionante se tivermos em conta que um Aventador LP 700-4 Roadster brand new (novinho em folha) custa cerca de 407 mil euros. E oferece, em troca, uma velocidade máxima de 350 km/h à conta de 700 cv de potência, ao passo que o Diablo de Trump se fica por 492 cv e uma velocidade máxima de 323 km/h.

Segundo o anúncio, o Lamborghini Diablo VT Roadster que pertenceu ao republicano é impulsionado por um V12 5,7 litros a gasolina, o que lhe permite – de acordo com os dados de fábrica – uma aceleração dos 0-100 km em 4 segundos. Mas o que mais valoriza o bólide é a sua pintura one of a kind. Ou seja, o azul da carroçaria não é um azul qualquer. A casa de Sant’Agata Bolognese tratou de personalizar o roadster a pedido de Trump, que quis que o desportivo de tracção integral exibisse um LeMans Blue.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

8 fotos

Não é a primeira vez que que o magnata que gosta de se apresentar como o homem mais rico jamais a concorrer à Casa Branca tem carros seus à venda no eBay. Em 2015, foi a vez de dizer adeus a um Honda Acura NSX de 1991, que Donald Trump tinha oferecido a uma das suas ex-mulheres, no caso Marla Maples. Apesar de ter vários problemas, fruto do uso e dos seus 24 anos, o modelo nipónico foi proposto por cerca de 78 mil euros. O anúncio também era sugestivo: “Se Donald Trump se tornar presidente, imagine o quanto se vai valorizar este veículo.” Porém, não houve interessados.