Logo Observador
Aveiro

Montras de Aveiro mostram o comércio em bicicleta

127

Trinta e cinco lojas da cidade de Aveiro participam no concurso de montras "Aveiro, cidade do comércio em bicicleta", promovido pelo grupo de cidadãos Ciclaveiro, anunciou a organização.

PAULO NOVAIS/LUSA

Autor
  • Agência Lusa
Mais sobre

Trinta e cinco lojas da cidade de Aveiro participam no concurso de montras “Aveiro, cidade do comércio em bicicleta”, promovido pelo grupo de cidadãos Ciclaveiro, anunciou a organização.

Nesta segunda edição, cujos vencedores serão conhecidos em outubro, o Ciclaveiro lançou o repto aos comerciantes para que criassem as suas montras, imaginando e pensando uma cidade onde as deslocações relacionadas com as atividades comerciais sejam feitas em bicicleta.

Os clientes se desloquem e cheguem às lojas em bicicleta, transportem as suas compras em bicicleta, os serviços de distribuição feitos em bicicleta, o transporte e entrega de mercadorias recorrendo a bicicletas, foram algumas das sugestões apontadas aos comerciantes, para pensarem “no papel que a bicicleta pode ter no desempenho dessas várias funções no presente e no futuro, ou ao que já teve no passado”.

“O objetivo desta edição do concurso de montras é fazer refletir e ser fonte de inspiração para o papel que a bicicleta pode desempenhar em diversas funções relacionadas com a atividade comercial, como forma regular de deslocação, distribuição e transporte em Aveiro, fomentando deste modo a sua adoção em hábitos tão rotineiros como a ida às compras e na própria atividade comercial”, explica Rui Igreja, do Ciclaveiro.

Segundo o dirigente associativo, trata-se de procurar aproveitar “o enorme potencial em termos de condições naturais e dimensão territorial que a cidade e a região de Aveiro têm para a mobilidade em bicicleta, nas suas várias facetas”.

Refira-se que a edição de 2015 do concurso de montras, juntamente com a tertúlia “A bicicleta e o comércio local”, foram selecionadas pela organização da Semana Europeia da Mobilidade, em consulta com a Comissão Europeia, como o melhor exemplo europeu de ações de sensibilização para a promoção da mobilidade urbana sustentável, tendo o Ciclaveiro sido convidado a apresentar as duas iniciativas em Bruxelas, em abril, nos workshops de preparação para a Semana Europeia da Mobilidade 2016.

O concurso de montras de 2015 foi mereceu também o destaque da Agência Alemã do Ambiente, como “fonte de inspiração” para atividades de promoção de mobilidade sustentável nos meios urbanos.

A divulgação dos vencedores do concurso de montras de 2016 e a entrega dos prémios terá lugar em conjunto com uma tertúlia sobre comércio “bike-friendly” em Aveiro, que se realizará a 14 de outubro.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Economia

A vida para além do défice

Helena Garrido

Mário Centeno é o único ministro que pode ir de férias convencido que cumpriu a sua missão. O terrível mês de Julho impediu o Governo de festejar a vitória na economia mas fez história.