A Football Association (FA) decidiu demitir, esta terça-feira, o treinador da seleção inglesa, Sam Allardyce, na sequência da denúncia, publicada pelo jornal The Telegraph, de que estaria disposto a receber 400 mil libras anuais em troca de conselhos sobre como evitar as regras da Football Association.

Segundo um comunicado de imprensa, o organismo dirigente da associação de futebol inglesa explicou que a decisão foi tomada “em mútuo acordo” com Alladyce, devido à “seriedade das suas ações”. “O comportamento de Allardyce, conforme noticiado hoje, foi inapropriado de um selecionador da Inglaterra. Ele aceita que fez um erro significativo de julgamento e pediu desculpas”, relatou.

A FA anunciou ainda que Gareth Southgate, treinador da equipa inglesa sub-21, vai assumir o cargo interinamente pelos próximos quatro jogos, enquanto procura um novo nome.

Poucos minutos depois do anúncio da FA, Allardyce divulgou um comunicado de imprensa em que reconheceu que “fez comentários que causaram constrangimento” à federação inglesa de futebol. O treinador afirmou que teve de explicar o que disse nas gravações e que cooperou “plenamente” com o organismo. No texto, salientou ainda que, durante as conversas gravadas pela publicação, sempre destacou aos jornalistas disfarçados de emissários que “todos os acordos [para a contratação de um jogador] deveriam ser aprovadas pela FA”.

Segundo relatou o Observador, esta não foi a primeira vez que Sam Allardyce é acusado de aceitar subornos. Em 2006, uma investigação levada a cabo pelo programa “Panorama” da BBC mostrou que Allardyce e o seu filho, Craig, estavam dispostos a aceitar um valor anual de três mil libras (cerca de três mil euros).

Sam Allardyce, de 61 anos, foi jogador de futebol durante 21 anos. Depois de abandonar a liga inglesa, dedicou-se à gestão de jogadores. Em seguida, assumiu o cargo na seleção inglesa em julho de 2016, com a qual disputou apenas um jogo – uma vitória inglesa sobre a Eslováquia, em setembro, pelas eliminatórias para o Mundial da Rússia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR