Mais de 150 líderes desportivos e religiosos vão, na próxima semana, discutir no Vaticano “como é que a fé e o desporto podem trabalhar em conjunto para melhorar a vida humana”. A iniciativa partiu de um desafio do Papa Francisco, e é organizada pelo Conselho Pontifício para a Cultura, e apoiada pelo Comité Olímpico Internacional (COI) e pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Desafiem-se no jogo da vida, tal como fazem no jogo do desporto”, foi a frase do Papa Francisco que inspirou a organização da conferência.

“O objetivo da conferência é criar um lugar onde líderes de diferentes crenças religiosas, do desporto, dos negócios, da academia e da comunicação social possam discutir como a fé e o desporto podem trabalhar em conjunto para servir melhor a humanidade”, explica em comunicado o Conselho Pontifício para a Cultura.

Para o cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício, a conferência “será uma ocasião para nos juntarmos e encararmos os grandes desafios da sociedade contemporânea, que são interesses partilhados pelas comunidades desportivas e religiosas: como viver com respeito por todos, com uma maior compreensão das tradições e culturas dos outros, vidas mais cheias e mais saudáveis, e comunidades mais integradas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já o presidente do COI, Thomas Bach, considera que “a primeira conferência global sobre fé e desporto será a oportunidade perfeita para relfletir sobre como os seus valores podem apoiar uma mudança social e o desenvolvimento comunitário, e promover a paz e os direitos humanos juntamente com os princípios da fé de todas as religiões”.

A conferência, intitulada “O Desporto ao Serviço da Humanidade”, decorre de 4 a 7 de outubro, no Vaticano, e contará, na cerimónia de abertura, com discursos do Papa Francisco, do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e do presidente do COI, Thomas Bach. Os quatro dias de conferência vão ainda contar com dezenas de oradores de todo o mundo, para discutir temas como a relação entra a fé e o desporto e ainda a inclusão social.