Os ornamentos dos dinossauros carnívoros – tradicionalmente conhecidos como chifres – tinham um papel muito importante na seleção dos parceiros sexuais, defende um estudo divulgado pela revista científica Nature Communications.

O estudo, realizado por cientistas da Universidade Estatal da Carolina do Norte, defende que este ornamento é a principal razão que leva o dinossauro fêmea a selecionar o seu parceiro sexual. As espécies que têm tendência para possuir este tipo de ornamentos são as criaturas de maior dimensão. Os investigadores chegaram à conclusão de que as espécies menores não apresentam estes ornamentos.

O peso também influencia a existência desta característica. Segundo os cientistas da Universidade Estatal da Carolina do Norte, apenas 38 espécies que contém estes ornamentos pesam mil toneladas. O estudo revela que este prolongamento do crânio pode levar a que o dinossauro evolua 20 vezes mais rápido face aos que não têm esta característica.

As espécies menores não desenvolveram estes ornamentos e os investigadores sublinham que esta questão não está relacionada como os fatores ambientais. Os cientistas garantem que, por exemplo, a terra disponível em nada influenciou a existência destes ornamentos.

No entanto, os investigadores consideram que o estudo pode ser útil para entender no caso dos camaleões o porquê da existência de ornamentos cranianos menores.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR