O antigo presidente Felipe González assegurou que Pedro Sánchez, o secretário-geral do PSOE lhe disse em junho que os socialistas iriam se abster na segunda votação da investidura de Mariano Rajoy. Gonzaléz sentiu-se “frustrado” e “enganado” uma vez que o socialista não cumpriu com a sua palavra.

Segundo o El País, Felipe González deu uma entrevista televisiva em que afirmou que tinha falado com o líder socialista no dia 29 de junho. Nessa conversa, Sánchez teria assegurado que na segunda votação passaria para a abstenção de modo a não impedir a formação do Governo. O antigo governante sente-se “frustrado” e “enganado” porque Sanchéz “tinha dito que ia fazer uma coisa e depois fez outra”.

O antigo líder do PSOE considera que o lider socialista deveria demitir-se se o comité federal do partido rejeitar o seu plano no próximo sábado. Segundo González, a cultura do partido defende que se o comité fixar uma posição e se estiver de acordo com a maioria o secretário-geral “tem que se demitir.”

Minutos após a entrevista ter terminado, a equipa de Sanchez enviou um comunicado em que não desmentiu esta situação. Em vez disso, a mesma fonte sublinha que “ao longo destes meses, o secretário-geral do PSOE tem ouvido muitas opiniões e compartilhou muitos pensamentos, a fim de tomar decisões e formar uma posição política.”

Estas declarações de González surgem no momento em que o partido espanhol enfrenta uma crise interna. O líder socialista manifestou que demitir-se não é opção apenas se o partido pretender eleger outro secretário-geral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR