Apontada como uma das anunciadas estrelas da Audi no próximo Salão Automóvel de Paris, a nova geração Q5 vai sendo revelada aos poucos. Primeiro, foi uma imagem da traseira daquele que é o verdadeiro bestseller da Audi no domínio dos SUV, o Q5. Depois, dois teasers que deram a conhecer grande parte das linhas da secção dianteira, assim como alguns comandos do interior do habitáculo, com ambas a revelarem semelhanças claras com o irmão maior Q7 – mas também uma imagem mais madura quando comparado com a geração ainda em comercialização.

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Agora, com o Salão Automóvel de Paris a aproximar-se a passos largos (a abertura de portas é já esta sexta-feira), a Audi acaba de divulgar mais um aspecto do Q5. Desta feita, confirmando que, também em aspectos como a suspensão, a nova geração vê reforçados os argumentos, com a adopção de uma solução idêntica à do irmão maior Q7. O SUV alemão passa assim a contar com sistema de suspensão a ar auto-adaptativa e que pode ser configurada pelo condutor segundo cinco modos: Standard, Allroad (faz a carroçaria subir 25 mm), Off-road/Lift (sobe 60 mm), Dynamic (-15 mm), e Loading (faz descer o eixo traseiro em 55 mm).

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Mantendo como alvos preferenciais o BMW X3 e o Mercedes-Benz GLC, o novo Audi Q5 tem por base a plataforma MLB – utilizada, por exemplo, pela família A4 – anunciando, graças a esta opção, um emagrecimento face à actual geração na ordem dos 100 kg.

Em termos de motores, o novo Q5 deverá partilhar grande parte das motorizações apresentadas com a nova geração A4, conjugadas tanto com caixa manual de seis velocidades, como com a automática S tronic de 7 velocidades.

Nas transmissões, manter-se-á a possibilidade de optar, consoante as versões, quer por uma mais simples tracção dianteira, como pela tracção integral quattro.

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O novo Audi Q5 será produzido, maioritariamente, na fábrica que a Audi detém no México, com o restante da produção, com destino principalmente aos mercados emergentes, a sair de linhas de montagem na China e Índia.